PPGECM: Dissertações e Teses: Recent submissions
Now showing items 61-80 of 139
-
Ensino de matemática nos anos iniciais: com a palavra as professoras polivalentes de uma escola de Bagé/RS
(2019-03-11)A presente dissertação, desenvolvida na linha Formação de Professores do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – UFPel, teve como objetivo principal analisar o conhecimento ... -
Escritas de alunos em aula e a aprendizagem Matemática
(2019-04-24)Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – UFPel, teve como objetivo analisar a escrita dos alunos sobre conceitos e atividades trabalhados ... -
Ampliando saberes científicos na educação de alunos surdos: uma proposta de unidade de aprendizagem de ciências para o ensino fundamental
(2019-03-03)Este estudo teve como finalidade principal compreender o processo educacional do aluno surdo na área de Ciências, em uma escola bilíngue da cidade de Pelotas. A ideia de repensar a educação de surdos começou na década ... -
Alunos surdos: uma investigação na disciplina de ciências.
(2018-09-11)Este trabalho versa sobre o contexto de uma sala de aula composta por alunos surdos e ouvintes no âmbito da disciplina de Ciências. A forma como tal disciplina pode contribuir na inclusão de alunos surdos merece destaque ... -
A supervalorização da prática como enunciado da docência na educação infantil.
(2018-07-03)O presente trabalho, cuja questão de pesquisa está centrada nos discursos que constituem a Educação Infantil e a docência em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da cidade de Pelotas, bem como nas práticas ... -
Educação ambiental a partir da identidade ecológica: um estudo de caso.
(2018-02-23)O presente trabalho tem como objetivo geral investigar os saberes ambientais apresentados pelos estudantes, nos espaços de convivência das aulas de Biologia, de duas turmas do Ensino Médio Politécnico, para a constituição ... -
Análise da aplicação de projeto de ensino de física com enfoque curricular CTS e metodologia de ensino-aprendizagem PBL na modalidade de educação de jovens e adultos
(2018-03-09)Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido na intenção de analisar o papel e possíveis vantagens do uso combinado do enfoque curricular CTS e da metodologia de ensino-aprendizagem PBL na aprendizagem de jovens e adultos. ... -
“Celular sim! Toda hora não!”: práticas discursivas sobre o uso de dispositivos móveis na escola.
(2018-02-23)Os dispositivos móveis costumam ser restringidos ou proibidos em algumas escolas, principalmente para os estudantes, a partir de regulamentos que reforçam discursos ancorados numa possível “dispersão” ou “inutilidade ... -
A deficiência visual e o ensino de ciências biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superior
(2018-04-10)A presente dissertação foi construída no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa pautou-se na investigação de como se dá o ensino de ... -
A representação surda no discurso da legislação nacional e no discurso pedagógico de uma escola especial de Pelotas/RS, com atenção à matemática escolar
(2018-02-23)A presente pesquisa apresenta proposta que surgiu das inquietações da pesquisadora quando foi colega de surdos e posteriormente monitora de alunos surdos. Teve como objetivo analisar como os sujeitos surdos são representados ... -
Pesquisa na escola: uma experiência de formação continuada de professores em um curso on-line
(2018-05-09)Historicamente o papel da escola consistia em transmitir conteúdos, mas esse papel não atende mais a demanda da sociedade uma vez que esses conteúdos estão todos disponíveis na internet. Atualmente, o papel da escola deve ... -
O que os surdos contam sobre a matemática nas suas trajetórias escolares: a produção de fontes orais em Libras a partir da História Oral
(2018-02-23)Esta pesquisa teve por objetivo produzir fontes orais a partir da realização de entrevistas com três surdos, ex-alunos da educação básica, sobre suas vivências nas aulas de matemática. As produções das fontes orais ... -
Os jogos de linguagem matemáticos de artesãs redeiras da Colônia de Pescadores Z3 de Pelotas/RS
(2018-11-30)Esta pesquisa de mestrado, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), teve por objetivo geral investigar, através dos jogos de ... -
A mobilização do pensamento algébrico através da resolução de problemas enxadrísticos
(2018-10-19)Esta dissertação relata uma pesquisa que objetivou analisar o pensamento algébrico que o Jogo de Xadrez mobiliza em meninas e meninos através da resolução de problemas enxadrísticos de xeque-mate. Tal análise foi feita ... -
Análise de uma hipótese curricular desenvolvida no Ensino Médio Politécnico com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): aprendizagens construídas.
(2017-12-15)Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar uma hipótese curricular desenvolvida no ensino médio politécnico com enfoque CTS por meio de projetos de ensino a fim de verificar aprendizagens construídas. Foi ... -
Impactos e possibilidades da formação continuada de professores : um estudo de caso na região de Camaquã
(2017-12-22)Na presente dissertação, apresento os resultados de uma pesquisa qualitativa e realizada através do estudo de caso, e que tem por objetivo investigar os impactos e as possibilidades da formação continuada de professores ... -
Prazer de brincar: entre o analógico e o digital - crianças da educação infantil :-)
(2017-12-19)O objetivo do presente trabalho é apresentar a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, nos aspectos físico, intelectual, afetivo e social. Uma forma de aprender regras, limites e socializar-se (HUIZINGA, ... -
O ensino de ciências e a iniciação à ciência química no contexto do ensino fundamental – situação de estudo ‘água e o Estuário Laguna dos Patos’
(2018-08-29)O presente trabalho trata do ensino da Ciência Química nos anos finais do Ensino Fundamental. Entende-se que o ensino das Ciências da Natureza perpassa conhecimentos biológicos, químicos e físicos (BRASIL, 2016), os quais ... -
Constituição da docência no curso de licenciatura em matemática a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) : um itinerário formativo
(2018-02-06)Esta pesquisa teve por objetivo buscar uma compreensão sobre a constituição do professor de Matemática em um Curso de Licenciatura a Distância da Universidade Aberta do Brasil. Como trata-se de uma pesquisa com abordagem ... -
Análise das atividades experimentais de uma coleção de livros didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas
(2017-10-10)O trabalho investiga as atividades experimentais para o ensino de Ciências que estão presentes numa coleção de livros didáticos escolhidos pelos professores, e fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático às escolas ...