Análise da aplicação de projeto de ensino de física com enfoque curricular CTS e metodologia de ensino-aprendizagem PBL na modalidade de educação de jovens e adultos
Resumo
Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido na intenção de analisar o papel e possíveis vantagens do uso combinado do enfoque curricular CTS e da metodologia de ensino-aprendizagem PBL na aprendizagem de jovens e adultos. Analisando e avaliando a possibilidade de ministrar aulas de Física utilizando um projeto de ensino com uma metodologia de ensino-aprendizagem alternativa às aulas tradicionais, ou seja, uma alternativa que tornasse os alunos protagonistas de suas aprendizagens. Para tanto foi elaborado e aplicado um projeto de ensino com enfoque curricular CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem PBL (do inglês “Problem Based Learning”; Aprendizagem Baseada em Problemas, em português), voltado aos alunos do ensino médio da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). O tema do projeto de ensino foi escolhido pelos alunos em sala de aula, sendo ele o consumo de energia elétrica. Neste projeto de ensino foram desenvolvidas atividades que relacionam os objetivos do enfoque curricular CTS e da metodologia de ensino-aprendizagem PBL, sendo eles: a alfabetização científica, o desenvolvimento da escrita e a tomada de decisão. Para analisar os dados coletados nas atividades do projeto de ensino foi usada a metodologia de análise de dados na forma qualitativa. Após a análise dos dados coletados, verificou-se que a metodologia de ensino-aprendizagem PBL comporta o enfoque curricular CTS, pois neste projeto de ensino verificou-se a aprendizagem dos estudantes através da resolução de um problema e, a partir deste problema os mesmos precisaram tomar a decisão de economizar (ou não) energia elétrica. Assim, o projeto de ensino analisado nesta dissertação é um exemplo que a metodologia de ensino-aprendizagem PBL pode ser utilizada em conjunto com o enfoque curricular CTS, havendo sinergia entre elas.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: