Alunos surdos: uma investigação na disciplina de ciências.
Resumo
Este trabalho versa sobre o contexto de uma sala de aula composta por alunos
surdos e ouvintes no âmbito da disciplina de Ciências. A forma como tal disciplina
pode contribuir na inclusão de alunos surdos merece destaque e atenção, por se
tratar de um campo do saber que exige a compreensão de conceitos abstratos;
somados a isso, a carência de sinais convencionados e o desconhecimento dos
professores sobre a cultura surda. Logo, estes fatores podem dificultar os processos
de ensino e aprendizagem e exigem uma mudança de postura na prática
pedagógica do professor de Ciências em sala de aula. Neste contexto, o intuito,
desta pesquisa, foi investigar como o ensino de Ciências era trabalhado pelo
professor em uma sala de aula comum das séries finais do ensino fundamental,
contendo dois alunos com surdez. Este estudo foi desenvolvido em um Município da
região centro-sul do Estado do Rio Grande do Sul e caracterizou-se como uma
Pesquisa Exploratória. Os sujeitos envolvidos foram: i) uma professora de Ciências,
ii) a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), iii) uma
representante da equipe diretiva, iv) uma intérprete de língua de sinais e v) os pais
dos dois alunos com perda auditiva. Para a coleta dos dados foram utilizados:
observação não participante, diário de campo, entrevistas semi-estruturadas,
questionário aberto. O método de análise dos dados utilizado foi Análise de
Conteúdo. Os resultados apontaram que a diferença linguística tem impactado o
ensino de Ciências por meio da hipervalorização da língua de sinais em detrimento
dos aspectos pedagógicos, também foi percebida a desigualdade linguística e o
acesso tardio a Libras. Ainda, foi possível observar que a responsabilidade
pedagógica pelos alunos com surdez era atribuída pela professora de Ciências, pela
equipe diretiva e pelos pais dos alunos surdos à professora que realiza o AEE, não
havendo trabalho colaborativo entre os profissionais da escola. Por último, a prática
pedagógica da professora de Ciências (planejamento, metodologia / estratégias de
ensino utilizadas e avaliações realizadas), durante o período desta pesquisa na
escola, pouco considerou às adaptações curriculares necessárias para promover a
inclusão dos estudantes com surdez que não interagiam durante as atividades da
disciplina com os demais colegas da turma.
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