PPGECM: Dissertações e Teses: Recent submissions
Now showing items 41-60 of 139
-
Trabalho colaborativo entre o professor de AEE e o professor de ciências na perspectiva de inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista
(2021-04-16)Esta dissertação objetivou analisar a relação entre o professor de Ensino de Ciências e do professor de Atendimento Educacional Especializado – AEE, que estejam diretamente exercendo a docência em sala de aula com o estudando ... -
Estamos preparando Licenciados/as da área de ciências da natureza para falar sobre diversidade sexual e de gênero na educação básica? Uma investigação a partir do ensino de ciências
(2021-03-09)A presente pesquisa objetiva analisar os posicionamentos, elementos, falas, abordagens e relações entre as discussões sobre Diversidade Sexual e de Gênero e sua articulação com materiais produzidos pela área de Ensino de ... -
Ensino de ciências na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva inclusiva
(2021-03-19)A presente pesquisa teve como principal objetivo construir e analisar uma proposta pedagógica inclusiva, a partir de Unidades Didáticas de Ciências voltada à Educação Infantil, orientada pela teoria do desenvolvimento ... -
Cartografias Autopoiéticas da Docência: uma reflexão epistemológica e pedagógica no Ensino Superior.
(2021-03-31)Esta dissertação se propõe a uma reflexão sobre a dimensão epistemológica e pedagógica do professor no Ensino Superior, a partir da Biologia do Conhecer que define o conceito de cognição como criação, autopoiese, ... -
Investigando a prática pedagógica docente em um instituto federal: um estudo de caso: um olhar na perspectiva do pensamento maiêutico socrático.
(2020-12-18)A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso. Direciona-se para a prática pedagógica de um professor que desenvolve a maiêutica socrática em sua prática educativa. O objetivo ... -
Considerações sobre os erros na resolução de equação do 1º grau com uma incógnita.
(2021-03-01)Esta pesquisa, de caráter qualitativo, segue a perspectiva teórica da Análise do Erro de Cury (2019) e teve como objetivo geral analisar os erros cometidos por alunos do 8° ano de uma escola pública situada no município ... -
Estudo de caso como estratégia no ensino de química: articulando o tema alimentos a conhecimentos escolares e a modos de vida dos jovens.
(2020-09-18)Esta dissertação de mestrado trata sobre uma pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, em um estudo exploratório e durante o desenvolvimento de intervenções didáticas em ... -
A educação em saúde e o ensino de ciências e biologia no contexto de Escolas Públicas de Cristal/RS.
(2020-09-11)Esta pesquisa tem por objetivo analisar como os professores das Escolas Municipais e Estaduais do Município de Cristal-RS têm trabalhado a educação em saúde no ensino fundamental e médio, qual a importância desse tema ... -
A Linguagem na Formação de Professores de Química Faculdade de Educação Profissional Dissertação Química: Estudo no um Curso de Licenciatura.
(2020-06-24)A presente pesquisa objetiva entender o papel da linguagem e a sua importância na formação de professores de Química, em especial, no espaço de investigação com licenciandos em Química da Universidade Federal de Pelotas– ... -
Receitas Culinárias Pomeranas: integrando saberes e sabores em uma escola multisseriada do município de São Lourenço do Sul.
(2020-04-17)Esta dissertação problematiza as contribuições da cultura pomerana no processo de aquisição do conhecimento, em especial, o da matemática. A ênfase da investigação volta-se às situações de aprendizagem, que promovem o ... -
“Fotomatizando”: conexões entre fotografia e matemática nos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Pelotas/RS.
(2020-04-16)Este trabalho é fruto de pesquisa realizada no ano de 2019, a qual teve como temática investigativa a utilização de fotografias, estas inicialmente propostas pela professora e, posteriormente, produzidas pelos alunos, a ... -
A Educação Financeira no Contexto Escolar do Ensino Fundamental.
(2019-08-30)Este trabalho pretende compreender como a Educação Financeira está sendo desenvolvida nas Séries Finais do Ensino Fundamental. Em relação à metodologia, quanto à finalidade, a pesquisa apresentada é qualitativa e exploratória. ... -
Campo Conceitual Multiplicativo: reflexões sobre o ensino de Matemática em um curso de formação continuada com professoras dos anos iniciais.
(2020-04-17)Esta dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional na Universidade Federal de Pelotas, que teve por objetivo geral ... -
Educação sexual no ensino fundamental: construindo uma unidade didática
(2019-10-18)Os jovens estão se tornando sexualmente ativos, cada vez mais cedo, e prolongando a vida sexual por mais tempo. Poucos são aqueles que recebem e procuram orientação adequada. Ainda, no século XXI percebe-se que o tema ... -
Percepções sobre o uso da Plataforma Khan Academy nas aulas de Matemática com alunos do 9º ano de uma escola municipal
(2019-08-23)This project is about a research conducted in 2018 and brings foward the use of the adaptive learning platform Khan Academy as a tool to motivate autonomy, the interest for Mathematics and learning to master it. It also ... -
Desenho de mangá e paper toys: a cultura otaku e a linguagem audiovisual articulando matemática e arte na educação escolar.
(2019-07-09)Esse trabalho de pesquisa surge da vontade de pensar o uso da cultura audiovisual, em aulas de matemática, na educação escolar, por meio do uso de imagens e desenhos de mangá. Considera-se que as mídias e as tecnologias ... -
O Processo de investigação temática no contexto escolar da Colônia de Pescadores Z-3/ Pelotas - RS
(2019-08-14)Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo realizado no enfoque da Investigação Temática de Paulo Freire (1987). Desenvolvemos uma base teórico-metodológica que articula associações e relações entre as etapas e ... -
O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de matemática
(2019-03-25)Esta dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional na Universidade Federal de Pelotas, que teve por objetivo geral ... -
Narrativas de normalistas sobre a matemática no curso normal do Instituto de Educação Assis Brasil (1955-1968)
(2019-03-15)Esta dissertação foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e insere-se na área de História da Educação Matemática. Tem por objetivo ... -
O ensino de Ciências numa perspectiva de alfabetização científica: uma proposta de formação continuada para professores alfabetizadores
(2019-03-15)Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir de um curso de formação continuada para professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de ensino de Bagé/RS, proposto através da Secretaria Municipal de ...