Ampliando saberes científicos na educação de alunos surdos: uma proposta de unidade de aprendizagem de ciências para o ensino fundamental
Resumo
Este estudo teve como finalidade principal compreender o processo educacional do
aluno surdo na área de Ciências, em uma escola bilíngue da cidade de Pelotas. A
ideia de repensar a educação de surdos começou na década de noventa, por meio
dos estudos linguísticos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Isto se deu pela
necessidade dessa língua ser compreendida como sendo responsável pela
constituição das pessoas surdas e por ser uma evidência de sua diferença
sociocultural. A partir daí, passou a ser entendido que, na educação de surdos, a
Libras deveria constituir a sua primeira língua (LODI et al., 2015). A pesquisa
analisou a educação de surdos numa perspectiva de ensino de ciências, portanto, foi
necessário conhecermos o teor do paradigma científico emergente. Ao analisarmos
o conteúdo do referido paradigma, percebemos que a visão atual de ciência não
admite dicotomia entre os diferentes tipos de conhecimento (OLIVEIRA, 2016).
Diante desta nova visão de ciência, encontramos em Vygotski, mais especificamente
na forma como ele entendia o desenvolvimento dos conceitos científicos, uma teoria
coerente para embasar a nossa proposta de trabalho (VYGOTSKI, 2008). A
pesquisa desenvolvida seguiu os moldes da pesquisa qualitativa. Ela é considerada
um dos melhores caminhos para estudarmos fenômenos que envolvem pessoas
dentro de um determinado contexto e as relações que se estabelecem entre elas
(GODOY, 1995). A metodologia de intervenção que escolhemos foi a Unidade de
Aprendizagem, pois esta oferece ao aluno oportunidade de aprender, reconstruindo
conhecimentos (GALLIAZZI, 2007). O tema escolhido para trabalhar com os alunos
foi o aquecimento global e os seus efeitos sobre o bioma pampa. Na escolha do
tema da Unidade, levamos em consideração uma das proposições do paradigma
educacional emergente, onde se percebe a necessidade de um ensino
contextualizado, em que o aluno possa estabelecer conexão entre as ciências
naturais e a sociedade (OLIVEIRA, 2006). A coleta de dados foi feita por meio de
questionário de perguntas abertas e fechadas aplicado aos pais dos alunos por
entrevista estruturada, realizada com os alunos com auxílio de intérprete, por
consulta ao fichário da escola e os resultados registrados no diário de bordo, pelo
relato do que era observado no desenvolvimento de cada atividade, também feitos
no diário de bordo, pela transcrição das aulas que foram filmadas, pelo material
apresentado pelos alunos ao final de cada atividade e pela avaliação do trabalho
feita pelos alunos. Os dados foram analisados dentro de uma proposição descritiva,
estabelecendo relação com as bases teóricas que deram suporte à pesquisa.
Através dos dados coletados, acompanhamos a caminhada dos alunos até
chegarem à reconstrução dos conceitos, a qual se deu numa crescente de ideias e
de interrelações entre estas ideias. Como produto da nossa dissertação,
apresentamos a nossa proposta de Unidade de Aprendizagem, com as respectivas e
necessárias adaptações feitas após a sua aplicação. Esta será divulgada aos
professores da rede básica de educação.
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