O que os surdos contam sobre a matemática nas suas trajetórias escolares: a produção de fontes orais em Libras a partir da História Oral
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo produzir fontes orais a partir da realização de
entrevistas com três surdos, ex-alunos da educação básica, sobre suas vivências
nas aulas de matemática. As produções das fontes orais ocorreram com base nos
aspectos teórico-metodológicos da História Oral e teve como ponto de partida a
busca por estudos já embasados por essa proposta metodológica e teórica. Além
disso, antes de realizar as entrevistas, propriamente ditas, foi desenvolvido um
Projeto Piloto a fim de experienciar a complexidade da realização de uma prática de
História Oral com surdos, visando apontar um conjunto considerável de cuidados
técnicos e éticos para o desenvolvimento dessas produções em Língua Brasileira de
Sinais. Os cuidados técnicos e éticos não se restringiram ao momento das
entrevistas, mas, também, às outras etapas anteriores e posteriores a ela como, por
exemplo, a escolha dos entrevistados; a produção de materiais feitos para enviar
aos surdos (o convite e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido); a organização
das câmeras para o momento das entrevistas; a Tradução-Transcrição das
sinalizações feitas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a Língua Portuguesa
escrita e o retorno das entrevistas aos surdos para que eles pudessem ter acesso ao
texto escrito em Língua Portuguesa de suas respectivas falas. Além dos aspectos
ligados a produção de fontes orais em Libras, neste trabalho há uma breve
apresentação dos entrevistados surdos elaborada a partir de uma situação contada
por cada um deles, durante suas entrevistas, a fim de destacar o potencial das
fontes orais para os interessados em reflexões sobre a Educação Matemática para
Surdos.
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