Escritas de alunos em aula e a aprendizagem Matemática
Resumo
Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de
Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – UFPel, teve como objetivo analisar
a escrita dos alunos sobre conceitos e atividades trabalhados em aulas de
Matemática, buscando identificar se há e como ocorre o desenvolvimento de
habilidades metacognitivas. Para tanto, se promoveu nas aulas de Matemática a
prática da escrita, na forma de cadernetas de metacognição. Por meio desse suporte
se buscou analisar o que estas escritas revelam sobre a aprendizagem ou sobre os
conteúdos desenvolvidos na aula pela professora. Os participantes da pesquisa foram
os alunos de uma turma de 9º ano, no ano letivo de 2016, de uma escola pública
municipal, em São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. Esses alunos eram muito
participativos e dispostos a participar de novas propostas e/ou metodologias
apresentadas pela professora. A pesquisa foi desenvolvida na área da educação
Matemática numa abordagem qualitativa, pois considerou todo o processo, como o
aluno aprendeu e também foi considerado o resultado final, o que aprendeu. Para
análise de dados foi utilizada a ATD (Análise Textual Discursiva). Refletindo sobre
esses pressupostos, o desenvolvimento dessa pesquisa procura retratar a escrita em
Cadernetas de Metacognição nas aulas de Matemática. Com base nos resultados
obtidos foi verificado o estímulo de integrar a Matemática com a escrita, sendo essa
integração realizada através da descrição da aula pelos alunos, assim foi possível
identificar, nas escritas dos alunos pesquisados, um exercício metacognitivo.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: