PPGECM: Dissertações e Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 139
-
A Mediação das Tecnologias Digitais (TD) no ensino remoto para a aprendizagem significativa em Educação Matemática
(2022-05-24)Esta pesquisa teve como objetivo principal verificar como a utilização das TD Whatsapp, Google Meet, Plataforma Google Sala de Aula (Classroom), Kahoot, Wordwall e produção de vídeos pelos alunos, associadas a uma abordagem ... -
A interdisciplinaridade no processo de formação de professores em cursos de licenciatura em química e em ciências biológicas da Universidade Federal de Pelotas
(2022-06-13)A dissertação de Mestrado se refere a uma pesquisa sobre a Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores, investigando como, e se, a interdisciplinaridade é contemplada no processo de formação de docentes nos ... -
Ensino de geometria analítica auxiliado pela geometria computacional : uma sequência didática desenvolvida com o uso do geogebra
(2022-08-23)A presente pesquisa objetiva desenvolver, aplicar e analisar uma prática didática utilizando recursos da tecnologia da informação e comunicação, com auxílio do software GeoGebra e de tópicos da geometria computacional, ... -
Aprendizagem baseada em projeto: aprender geometria a partir da preparação de uma horta
(2022-03-30)Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem, na área de matemática, no Ensino Médio, baseado nas Metodologias Ativas (MA), em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), pensada ... -
A concepção de ciências dos egressos do curso de ciências biológicas licenciatura da Universidade Federal de Pelotas : rupturas e tensionamentos
(2022-03-30)O conceito de Ciência é permeado de diferentes contextos sociais, culturais e históricos, porém ainda pode ser considerada como o “fio” condutor da sociedade ao longo da humanidade, pois suas concepções tendem a influenciar ... -
Ensino de Ciências: estratégias metodológicas voltadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia
(2022-05-06)A presente dissertação foi construída como requisito para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, buscando investigar quais recursos e estratégias ... -
A pandemia, a escola pública e nossa busca por uma compreensão desse desafio na contemporaneidade
(2021-10-08)O presente texto de dissertação apresenta as investigações realizadas sobre como a pandemia da COVID-19 impactou o trabalho dos professores de matemática no ensino remoto emergencial (ERE). O objetivo desta investigação é ... -
A formação do professor de matemática na UFPel: registros sobre andanças de aluno/professor entre saberes e práticas
(2021-12-20)O foco deste trabalho é a formação de professores de matemática no curso de Licenciatura em Matemática, do turno diurno da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o objetivo de analisar os saberes pedagógicos utilizados ... -
Percepções sobre a utilização de vídeos de atividades experimentais no ensino remoto de química para o ensino médio.
(2022-03-04)Este projeto trata de uma pesquisa realizada durante o final do ano de 2020 e início do ano de 2021, na qual apresenta o uso de vídeos de atividades experimentais como ferramenta de apoio as aulas teóricas de química durante ... -
Inclusão de estudantes cegos e de baixa visão: discussões em espaços de formação de professores de química.
(2021-11-30)A Inclusão é um dos temas que permeiam o espaço de ensino escolar, haja vista a necessidade de formação específica para proporcionar o acesso à aprendizagem de todos(as). Diante do exposto, o objetivo deste estudo ... -
Ensino de Química para alunos surdos: planejamento de materiais didáticos pautados na visualidade
(2021-09-16)Esta pesquisa apresenta como tema central o ensino da disciplina de Química para alunos surdos. Os conhecimentos químicos estudados na disciplina são considerados complexos e abstratos pelos alunos, pois, muitas vezes, são ... -
Base Nacional Comum Curricular: os impactos e reflexos para o Ensino de Ciências
(2021-12-20)A matriz curricular para ensinar os conceitos das Ciências da Natureza nas séries finais do ensino fundamental, anterior à aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), situava os conteúdos de Química e Física somente ... -
Avaliações de larga escala: um diálogo com professoras de Matemática do 9º ano do ensino fundamental no município de Bagé-RS.
(2021-07-09)Essa dissertação, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional. A pesquisa propôs compreender de que forma as professoras de Matemática do 9º ano percebem a ... -
Educação em Ciências e deficiência visual: estratégias de um ensino inclusivo para a superação de barreiras em sala de aula.
(2021-06-10)A presente dissertação despertou das dificuldades com a educação inclusiva durante as práticas de estágio e nos projetos de ensino, pesquisa e extensão ao longo da graduação em Licenciatura em Química no Instituto Federal ... -
Aplicação de uma Unidade Didática para o Ensino de Botânica.
(2021-06-14)O ensino de Ciências vem avançando significativamente nos últimos anos e suas pesquisas muitas vezes são voltadas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, porém, na prática pedagógica, os reflexos destas ... -
RPG no Ensino de Física: um estudo exploratório sobre a sua utilização no ensino médio.
(2021-04-26)Nas escolas brasileiras, o ensino de Física é introduzido no 9° ano do Ensino Fundamental. Nos PCNs é desde as séries iniciais (Física, Química, Biologia, Astronomia, Geologia). É uma disciplina que geralmente os alunos, ... -
Um estudo sobre as mudanças nas propostas oficiais para o ensino de matemática nos anos iniciais (1997 - 2017).
(2021-06-18)Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado com abordagem qualitativa e documental, cujo objetivo foi compreender as propostas oficiais para o ensino de Matemática nos documentos oficiais no período de ... -
Sexualidade e síndrome de asperger: reflexões para o ensino de ciências
(2021-03-18)Esta dissertação apresenta a investigação realizada a fim de analisar possibilidades pedagógicas que auxiliem o educador a promover o ensinamento de estudantes com Síndrome de Asperger na área de ciências. O tema sexualidade ... -
A biologia celular através da interpretação de imagens: uma proposta de ensino
(2021-03-17)O presente trabalho fez uma discussão sobre a utilização e analogia entre imagens através de uma perspectiva desafiadora, com o intuito de construir conceitos biológicos. Buscou-se analisar a partir de uma proposta de ... -
Sala de aula invertida: uma metodologia ativa no ensino de matemática para os anos finais do ensino fundamental
(2021-03-19)O estudo teve como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre a potencialidade da Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida, também conhecida como Flipped Classroom, na aprendizagem matemática com ...