Inclusão de estudantes cegos e de baixa visão: discussões em espaços de formação de professores de química.
Resumo
A Inclusão é um dos temas que permeiam o espaço de ensino escolar, haja vista
a necessidade de formação específica para proporcionar o acesso à
aprendizagem de todos(as). Diante do exposto, o objetivo deste estudo é
identificar e discutir possibilidades para a Inclusão dos estudantes, em especial
aqueles com deficiência visual, no contexto do ensino de Química, com vistas a
contribuir na atuação docente na educação básica e/ou superior. Para tal
discussão, esta pesquisa contempla duas etapas: I) estudos com uma pesquisa
exploratória realizada no portal da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de
Teses e Dissertações (BDTD) e II) realização de discussões, com base no
acompanhamento de aulas de um componente curricular do segundo semestre
de um curso de Licenciatura em Química, no qual foi utilizado como metodologia
de análise a Análise de Conteúdo dos registros de aulas gravadas e de respostas
a um questionário com licenciandos. Como resultado, obtivemos duas categorias
de análise: I) Inclusão no contexto do ensino e II) Formação, desafios e
possibilidades da Inclusão no contexto do ensino. O estudo revelou a relevância
de conhecer e de trabalhar com o conceito de Inclusão, a importância da
formação docente que contemple espaços e tempos de discussões ao longo da
formação inicial e continuada de professores de Química, assim como a
necessidade de apoio institucional e de profissionais da área da Inclusão. As
discussões permitiram a produção de um Produto Educacional (um blog), que
visa contemplar elementos do estudo teórico e da análise provenientes do
acompanhamento de algumas das discussões realizadas no âmbito de um
componente curricular da licenciatura em Química da Universidade Federal de
Pelotas – UFPel, com indicações, referências e espaço de interações, os quais
podem ajudar o professor com o ensino de estudantes cegos e de baixa visão.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: