Aplicação de uma Unidade Didática para o Ensino de Botânica.
Resumo
O ensino de Ciências vem avançando significativamente nos últimos anos e suas
pesquisas muitas vezes são voltadas para a melhoria do processo de ensino e
aprendizagem, porém, na prática pedagógica, os reflexos destas pesquisas são
mínimos. A busca pela formação de um cidadão com senso crítico, capaz de tomar
decisões perante assuntos do seu cotidiano relacionado a assuntos de Ciências tem
se tornado cada dia mais essenciais, pois são temas que estão cada vez mais
presentes no dia a dia dos alunos. Uma das temáticas do ensino de Ciências é a
Botânica, que engloba uma grande variedade de conceitos, provocando dificuldades
para compreensão e aproximação dos alunos, principalmente pelo ensino recorrer a
memorização, sendo apresentado de forma descontextualizada e sem o devido
reconhecimento. Posto isso, a pesquisa justifica-se pelo fato de que a melhor forma
de estudar as plantas é aproximar o aluno do tema trabalhado, possibilitando que ele
consiga enxergar estes seres vivos ao seu redor e incentivar o pensamento crítico
sobre a importância da Botânica no seu dia a dia. O objetivo geral deste estudo foi
construir uma Unidade Didática que possibilite a alfabetização científica e a
aquisição de conceitos em Botânica para alunos do Ensino Fundamental que se
encontram no 7º ano de uma escola do meio rural do Município de Canguçu. O
estudo teve um cunho qualitativo, com abordagem metodológica do tipo intervenção
pedagógica, que busca investigar por meio de intervenção, visando a melhoria do
processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos. Como instrumento para coleta dos
dados foi elaborada uma unidade didática adaptada para sua utilização no ensino
remoto em decorrência da pandemia de COVID 19. Foi produzida uma Apostila de
Botânica que abordava características gerais e estrutura das plantas, sua
importância ecológica e social e onde os alunos realizaram as atividades da unidade
didática. Esta apostila foi entregue de forma impressa para os alunos. Após análise
criteriosa das apostilas que foram devolvidas pelos alunos, considerou-se que,
inicialmente, poucos alunos conheciam sobre Botânica, muitos nem mesmo sabiam
do que se tratava. As apostilas se mostraram eficazes dentro do ensino remoto,
estimulando a criatividade, o senso crítico e a construção de saberes botânicos, pois
os alunos mostraram concepções que inicialmente pareciam ser desconhecidas,
principalmente sobre a importância ecológica das plantas. Nos desenhos solicitados
durante as atividades, os alunos conseguiram demonstrar avanço na concepção de
alguns conceitos, assim como nas histórias em quadrinhos produzidas por eles, o
que mostrou o desenvolvimento da criatividade dos alunos e sua percepção sobre a
importância social e ecológica das plantas. Já no mini-herbário produzido, os alunos
realizaram uma aproximação com as plantas, trazendo características muitas vezes
do senso comum. O produto educacional elaborado nesta pesquisa é um e-book
trazendo a unidade didática que seria trabalhada na forma presencial e a unidade
didática adaptada ao ensino remoto.
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