A Mediação das Tecnologias Digitais (TD) no ensino remoto para a aprendizagem significativa em Educação Matemática
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal verificar como a utilização das TD Whatsapp, Google Meet, Plataforma Google Sala de Aula (Classroom), Kahoot, Wordwall e produção de vídeos pelos alunos, associadas a uma abordagem crítica e contextualizada do cotidiano sobre a Educação Financeira foram efetivas na mediação do ensino e da aprendizagem do conteúdo escolar Porcentagem, na disciplina de Matemática. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, sendo que a técnica adotada para a coleta dos dados foi a observação participante, segundo Minayo et all (2002). Os sujeitos participantes da pesquisa eram alunos de uma escola pública e que estavam nas séries finais do ensino fundamental, no início da pandemia da COVID-19 (2020), no regime de ensino remoto emergencial. A finalização da pesquisa se deu já com o retorno às atividades presenciais (2021). Os instrumentos de coleta de dados foram quatro: Instrumento 1- Sondagem de conhecimentos prévios; Instrumento 2 - Slides Porcentagem: Cálculo de Acréscimo e Desconto e Atividades do livro didático; Instrumento 3 - Jogos Educativos sobre Porcentagem elaborados a partir das TD Kahoot e Wordwall, que formaram o Produto Educacional desta pesquisa e o Instrumento 4, as gravações em áudio das aulas resultantes da intervenção realizada. Utilizou-se como base teórica a Aprendizagem Significativa de Ausubel (1980), a fim de investigar os conceitos subsunçores dos informantes sobre o conteúdo abordado, além dos tipos de aprendizagem significativa que eles poderiam apresentar no processo, que foram as próprias categorias de análise do estudo, a saber: Categoria 1: A aprendizagem representacional dos sujeitos sobre a Porcentagem, Categoria 2: A aprendizagem conceitual dos sujeitos sobre a Porcentagem e; Categoria 3: A aprendizagem proposicional dos sujeitos sobre a Porcentagem. Os resultados obtidos evidenciaram que a TD WhatsApp facilitou a comunicação entre alunos e professora e agilizou a explicação do conteúdo e da retirada de dúvidas. A TD Google Meet foi importante na substituição das aulas presenciais conseguindo aproximar o grupo de alunos entre si e dos professores. A TD Plataforma Google Sala de Aula (Classroom) ajudou no acesso aos materiais da disciplina dos pesquisados e na organização dos materiais que iam sendo postados. As TD Kahoot e Wordwall que compuseram o Produto Educacional deixaram o material da disciplina mais fácil de ser compreendido, divertido e empolgante, facilitando a compreensão do conteúdo Porcentagem e potencializando o ensino do conteúdo. Já a produção de vídeos pelos informantes foi uma atividade prazerosa porque houve aplicação na prática os conceitos estudados sobre Porcentagem.Em relação à importância da Educação Financeira para a vida das pessoas os informantes responderam que sua abordagem na escola contribuiu para a compreensão de conceitos do dia a dia relativos a acréscimos e descontos e a usarem conscientemente o seu dinheiro. Finalmente, nas atividades relacionadas ao uso das TD Kahoot e Wordwall do Produto Educacional constatou-se o uso efetivo dos conceitos subsunçores da Porcentagem, sendo que os tipos de Aprendizagem Significativa identificadas nos informantes ante suas verbalizações foram a Aprendizagem Significativa Conceitual e a Aprendizagem Significativa Proposicional e em menor medida, no início da explicitação dos conteúdos identificou-se características do tipo Aprendizagem Significativa Representacional.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: