Avaliações de larga escala: um diálogo com professoras de Matemática do 9º ano do ensino fundamental no município de Bagé-RS.
Resumo
Essa dissertação, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino
de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional. A pesquisa propôs compreender
de que forma as professoras de Matemática do 9º ano percebem a realização da
avaliação externa, Prova Saeb, pelos seus alunos. E também, buscou conhecer a
percepção que essas professoras de Matemática do 9º ano tinham em relação a
avaliação escolar, identificando quais as práticas pedagógicas que elas realizam para
efetivar a avaliação na sala de aula e buscando o conhecimento delas, em relação à
avaliação externa e as avaliações realizadas em sala de aula. Para isso, a escolha
dos sujeitos da pesquisa, aconteceu de forma voluntária, ficando professoras que
trabalhavam em escolas que já realizaram alguma edição da Prova Saeb. Os
instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um questionário respondido
virtualmente, através do aplicativo Google Forms, uma conversa com perguntas
semiestruturadas, realizada pelo aplicativo Whatsapp e, também, pesquisa
bibliográfica com a análise documental da Lei de Diretrizes e Bases, Base Nacional
Comum Curricular, Portarias que regulamentam a Prova Brasil, e a Prova Saeb,
documentos que evidenciam estudos sobre avaliação e avaliação em larga escala,
entre outros documentos necessários para o estudo dessa temática. Os principais
autores que contribuíram para esse trabalho foram Fernando Luckesi, Juçara
Hoffman, Marta Khol, Philippe Perrenoud, Vasco Moretto, Vigotsky, dentre outros.
Para a análise dos dados coletados foi realizada a Análise Textual Discursiva,
segundo Moraes e Galiazzi, onde foi identificado os elementos aglutinadores,
realizadas as categorizações iniciais, intermediárias e finais e realizado a construção
de metatextos. Das conclusões que surgiram nas categorizações e foram expostas
nos metatextos, foi possível perceber o quanto nosso processo de avaliação escolar,
está atrelado a um processo de interiorização dos conhecimentos, com a ideia da
valorização do aluno que é capaz de repetir a informação passada pelo professor.
Percebe-se então, que existe a necessidade do contínuo estudo sobre as práticas que
compõem as avaliações, as quais os alunos são submetidos, porque ainda existem
fragilidades nesse processo de avaliação de aprendizagem que também reflete na
realização da avaliação em larga escala por esses alunos.
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