A biologia celular através da interpretação de imagens: uma proposta de ensino
Resumo
O presente trabalho fez uma discussão sobre a utilização e analogia entre imagens através de uma perspectiva desafiadora, com o intuito de construir conceitos biológicos. Buscou-se analisar a partir de uma proposta de ensino de Biologia Celular se a utilização de imagens auxiliou na aprendizagem. A proposta de ensino foi elaborada a partir de uma série de imagens, previamente, selecionadas da internet e organizadas de maneira a ensinar, desafiando o aluno a interpretar e associar tais imagens com os conceitos biológicos trabalhados nas aulas de Biologia Celular. Essa pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e os sujeitos pesquisados foram alunos de um cursinho pré-ENEM localizado no município de Pelotas/RS. Vale destacar que em função da pandemia causada pelo vírus SARS Cov-2, em 2020, não foi possível desenvolver a intervenção presencial em turmas do 1º ano, como era o desejado. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados os registros feitos pelos alunos do cursinho pré-ENEM em 2020 e os registros do professor/pesquisador no diário de bordo. A elaboração da proposta de ensino baseou-se nos três momentos pedagógicos, sendo esta dividida em um primeiro momento de análise das concepções prévias, um segundo momento de investigação das potencialidades em associar imagens (científicas e cotidianas) e um terceiro momento de socialização dos conceitos identificados, nos momentos anteriores, pelos alunos com seus colegas. Além do desenvolvimento da proposta de ensino e análise de suas ações, foi realizada, pelo pesquisador, uma análise das imagens das estruturas celulares, quanto às potencialidades e limitações apresentadas para ensinar Biologia Celular. Ainda, uma análise quanto ao potencial das analogias, no caso, desta pesquisa, a associação entre imagens científicas e cotidianas para ensinar Biologia Celular. A análise dos dados ocorreu de maneira descritiva e os resultados obtidos indicaram que a proposta construída apresenta potencial para ensinar Biologia Celular, pois incentiva o protagonismo dos alunos. Ainda, a partir da análise das imagens, utilizadas na proposta de ensino, percebeu-se que qualquer imagem, dependendo do foco da aula, apresenta potencialidades e fragilidades para o desenvolvimento em sala de aula.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: