• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar PPGECM: Dissertações e Teses por título 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Listar PPGECM: Dissertações e Teses por título
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Listar PPGECM: Dissertações e Teses por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar PPGECM: Dissertações e Teses por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 139

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Alfabetização científica e tecnológica: metodologias ativas como catalisadores educacionais no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental 

      Peres, Maria Aparecida (2024-03-13)
      O presente estudo, intitulado Alfabetização científica e tecnológica: metodologias ativas como catalisadores educacionais no Ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, tem como objetivo investigar as ...
    • Alunos surdos: uma investigação na disciplina de ciências. 

      Dias, Milene Soares (2018-09-11)
      Este trabalho versa sobre o contexto de uma sala de aula composta por alunos surdos e ouvintes no âmbito da disciplina de Ciências. A forma como tal disciplina pode contribuir na inclusão de alunos surdos merece destaque ...
    • Ampliando saberes científicos na educação de alunos surdos: uma proposta de unidade de aprendizagem de ciências para o ensino fundamental 

      Xavier, Maria Helena de Mello (2019-03-03)
      Este estudo teve como finalidade principal compreender o processo educacional do aluno surdo na área de Ciências, em uma escola bilíngue da cidade de Pelotas. A ideia de repensar a educação de surdos começou na década ...
    • Análise da aplicação de projeto de ensino de física com enfoque curricular CTS e metodologia de ensino-aprendizagem PBL na modalidade de educação de jovens e adultos 

      Silva, Maria Joseane Rusch da Silva (2018-03-09)
      Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido na intenção de analisar o papel e possíveis vantagens do uso combinado do enfoque curricular CTS e da metodologia de ensino-aprendizagem PBL na aprendizagem de jovens e adultos. ...
    • Análise das atividades experimentais de uma coleção de livros didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas 

      Schneid, Patrícia dos Santos (2017-10-10)
      O trabalho investiga as atividades experimentais para o ensino de Ciências que estão presentes numa coleção de livros didáticos escolhidos pelos professores, e fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático às escolas ...
    • Análise de uma hipótese curricular desenvolvida no Ensino Médio Politécnico com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): aprendizagens construídas. 

      Gama, Anelize Cardoso da (2017-12-15)
      Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar uma hipótese curricular desenvolvida no ensino médio politécnico com enfoque CTS por meio de projetos de ensino a fim de verificar aprendizagens construídas. Foi ...
    • Aplicação de uma Unidade Didática para o Ensino de Botânica. 

      Amaral, Isabela Schiavon (2021-06-14)
      O ensino de Ciências vem avançando significativamente nos últimos anos e suas pesquisas muitas vezes são voltadas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, porém, na prática pedagógica, os reflexos destas ...
    • Aprendizagem baseada em projeto: aprender geometria a partir da preparação de uma horta 

      Menezes, Daniele Ritta (2022-03-30)
      Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem, na área de matemática, no Ensino Médio, baseado nas Metodologias Ativas (MA), em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), pensada ...
    • Avaliação da aprendizagem e a inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista (TEA): as percepções, a prática pedagógica e as barreiras encontradas pelos professores de Ciências. 

      Bregue, Sthéfani Borges (2023-03-10)
      Os professores da educação básica encontram inúmeros desafios ao longo de sua carreira profissional, dentre eles, realizar a avaliação da aprendizagem de seus alunos. Ainda mais, quando se trata de alunos com Transtorno ...
    • Avaliação: uma proposta de orientação da aprendizagem do aluno e reorientação da prática pedagógica do professor 

      Azevedo, Aurélia Valesca Soares de (2016-04-29)
      Neste trabalho analiso as representações sobre avaliação, de uma turma de vinte e cinco alunos do Ensino Médio Politécnico da Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello, localizada na cidade de Pelotas/RS, na qual ...
    • Avaliações de larga escala: um diálogo com professoras de Matemática do 9º ano do ensino fundamental no município de Bagé-RS. 

      Biurrun, Elisiane Peixoto Cardona (2021-07-09)
      Essa dissertação, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional. A pesquisa propôs compreender de que forma as professoras de Matemática do 9º ano percebem a ...
    • Água como temática no Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos 

      Farias, Beatriz Munhoz Pereira (2017-05-27)
      Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo sobre a (re)construção do conhecimento químico por estudantes do 2ºano do ensino médio,na modalidadedaEducação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal da Cidade de ...
    • Base Nacional Comum Curricular: os impactos e reflexos para o Ensino de Ciências 

      Voigt, Priscila Krüger (2021-12-20)
      A matriz curricular para ensinar os conceitos das Ciências da Natureza nas séries finais do ensino fundamental, anterior à aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), situava os conteúdos de Química e Física somente ...
    • A biologia celular através da interpretação de imagens: uma proposta de ensino 

      Figueiredo, Silvio Costa (2021-03-17)
      O presente trabalho fez uma discussão sobre a utilização e analogia entre imagens através de uma perspectiva desafiadora, com o intuito de construir conceitos biológicos. Buscou-se analisar a partir de uma proposta de ...
    • Campo Conceitual Multiplicativo: reflexões sobre o ensino de Matemática em um curso de formação continuada com professoras dos anos iniciais. 

      Mello, Leila de Souza (2020-04-17)
      Esta dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional na Universidade Federal de Pelotas, que teve por objetivo geral ...
    • Cartografias Autopoiéticas da Docência: uma reflexão epistemológica e pedagógica no Ensino Superior. 

      Silva, Denise Alves da (2021-03-31)
      Esta dissertação se propõe a uma reflexão sobre a dimensão epistemológica e pedagógica do professor no Ensino Superior, a partir da Biologia do Conhecer que define o conceito de cognição como criação, autopoiese, ...
    • “Celular sim! Toda hora não!”: práticas discursivas sobre o uso de dispositivos móveis na escola. 

      Silva Filho, Marco Antônio Medronha da (2018-02-23)
      Os dispositivos móveis costumam ser restringidos ou proibidos em algumas escolas, principalmente para os estudantes, a partir de regulamentos que reforçam discursos ancorados numa possível “dispersão” ou “inutilidade ...
    • A Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), como uma proposta curricular para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul 

      Pereira, Daniel de Souza (2016-04-29)
      Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar os resultados do desenvolvimento de um projeto de ensino no componente curricular de Seminário Integrado, e que integra a proposta para o Ensino Médio Politécnico no ...
    • Clube da matemática: jogando com múltiplas inteligências 

      Maffei, Letícia de Queiroz (2014-04-10)
      O Clube de Matemática é um projeto de encontros para que alunos e alunas possam, através de atividades lúdicas, jogar e brincar com suas múltiplas inteligências. Realizado em turno inverso ao da escola formal, apresenta-se ...
    • A concepção de ciências dos egressos do curso de ciências biológicas licenciatura da Universidade Federal de Pelotas : rupturas e tensionamentos 

      Gayer, Verônica Porto (2022-03-30)
      O conceito de Ciência é permeado de diferentes contextos sociais, culturais e históricos, porém ainda pode ser considerada como o “fio” condutor da sociedade ao longo da humanidade, pois suas concepções tendem a influenciar ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV