Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 145
-
Percepções sobre o uso da Plataforma Khan Academy nas aulas de Matemática com alunos do 9º ano de uma escola municipal
(2019-08-23)This project is about a research conducted in 2018 and brings foward the use of the adaptive learning platform Khan Academy as a tool to motivate autonomy, the interest for Mathematics and learning to master it. It also ... -
Desenho de mangá e paper toys: a cultura otaku e a linguagem audiovisual articulando matemática e arte na educação escolar.
(2019-07-09)Esse trabalho de pesquisa surge da vontade de pensar o uso da cultura audiovisual, em aulas de matemática, na educação escolar, por meio do uso de imagens e desenhos de mangá. Considera-se que as mídias e as tecnologias ... -
O Processo de investigação temática no contexto escolar da Colônia de Pescadores Z-3/ Pelotas - RS
(2019-08-14)Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo realizado no enfoque da Investigação Temática de Paulo Freire (1987). Desenvolvemos uma base teórico-metodológica que articula associações e relações entre as etapas e ... -
O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de matemática
(2019-03-25)Esta dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional na Universidade Federal de Pelotas, que teve por objetivo geral ... -
Narrativas de normalistas sobre a matemática no curso normal do Instituto de Educação Assis Brasil (1955-1968)
(2019-03-15)Esta dissertação foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e insere-se na área de História da Educação Matemática. Tem por objetivo ... -
O ensino de Ciências numa perspectiva de alfabetização científica: uma proposta de formação continuada para professores alfabetizadores
(2019-03-15)Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir de um curso de formação continuada para professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de ensino de Bagé/RS, proposto através da Secretaria Municipal de ... -
Ensino de matemática nos anos iniciais: com a palavra as professoras polivalentes de uma escola de Bagé/RS
(2019-03-11)A presente dissertação, desenvolvida na linha Formação de Professores do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – UFPel, teve como objetivo principal analisar o conhecimento ... -
Escritas de alunos em aula e a aprendizagem Matemática
(2019-04-24)Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – UFPel, teve como objetivo analisar a escrita dos alunos sobre conceitos e atividades trabalhados ... -
Ampliando saberes científicos na educação de alunos surdos: uma proposta de unidade de aprendizagem de ciências para o ensino fundamental
(2019-03-03)Este estudo teve como finalidade principal compreender o processo educacional do aluno surdo na área de Ciências, em uma escola bilíngue da cidade de Pelotas. A ideia de repensar a educação de surdos começou na década ... -
Alunos surdos: uma investigação na disciplina de ciências.
(2018-09-11)Este trabalho versa sobre o contexto de uma sala de aula composta por alunos surdos e ouvintes no âmbito da disciplina de Ciências. A forma como tal disciplina pode contribuir na inclusão de alunos surdos merece destaque ... -
A supervalorização da prática como enunciado da docência na educação infantil.
(2018-07-03)O presente trabalho, cuja questão de pesquisa está centrada nos discursos que constituem a Educação Infantil e a docência em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da cidade de Pelotas, bem como nas práticas ... -
Educação ambiental a partir da identidade ecológica: um estudo de caso.
(2018-02-23)O presente trabalho tem como objetivo geral investigar os saberes ambientais apresentados pelos estudantes, nos espaços de convivência das aulas de Biologia, de duas turmas do Ensino Médio Politécnico, para a constituição ... -
Análise da aplicação de projeto de ensino de física com enfoque curricular CTS e metodologia de ensino-aprendizagem PBL na modalidade de educação de jovens e adultos
(2018-03-09)Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido na intenção de analisar o papel e possíveis vantagens do uso combinado do enfoque curricular CTS e da metodologia de ensino-aprendizagem PBL na aprendizagem de jovens e adultos. ... -
“Celular sim! Toda hora não!”: práticas discursivas sobre o uso de dispositivos móveis na escola.
(2018-02-23)Os dispositivos móveis costumam ser restringidos ou proibidos em algumas escolas, principalmente para os estudantes, a partir de regulamentos que reforçam discursos ancorados numa possível “dispersão” ou “inutilidade ... -
A deficiência visual e o ensino de ciências biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superior
(2018-04-10)A presente dissertação foi construída no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa pautou-se na investigação de como se dá o ensino de ... -
A representação surda no discurso da legislação nacional e no discurso pedagógico de uma escola especial de Pelotas/RS, com atenção à matemática escolar
(2018-02-23)A presente pesquisa apresenta proposta que surgiu das inquietações da pesquisadora quando foi colega de surdos e posteriormente monitora de alunos surdos. Teve como objetivo analisar como os sujeitos surdos são representados ... -
Pesquisa na escola: uma experiência de formação continuada de professores em um curso on-line
(2018-05-09)Historicamente o papel da escola consistia em transmitir conteúdos, mas esse papel não atende mais a demanda da sociedade uma vez que esses conteúdos estão todos disponíveis na internet. Atualmente, o papel da escola deve ... -
O que os surdos contam sobre a matemática nas suas trajetórias escolares: a produção de fontes orais em Libras a partir da História Oral
(2018-02-23)Esta pesquisa teve por objetivo produzir fontes orais a partir da realização de entrevistas com três surdos, ex-alunos da educação básica, sobre suas vivências nas aulas de matemática. As produções das fontes orais ... -
Os jogos de linguagem matemáticos de artesãs redeiras da Colônia de Pescadores Z3 de Pelotas/RS
(2018-11-30)Esta pesquisa de mestrado, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), teve por objetivo geral investigar, através dos jogos de ... -
A mobilização do pensamento algébrico através da resolução de problemas enxadrísticos
(2018-10-19)Esta dissertação relata uma pesquisa que objetivou analisar o pensamento algébrico que o Jogo de Xadrez mobiliza em meninas e meninos através da resolução de problemas enxadrísticos de xeque-mate. Tal análise foi feita ...