PPGEMAT: Dissertações e Teses: Recent submissions
Now showing items 1-20 of 89
-
Escolhas tradutórias na produção dos vídeos sobre Comparação do MathLibras
(2024-12-13)Esta pesquisa apresenta uma análise tradutória baseada nos roteiros produzidos para elaboração dos vídeos do projeto MathLibras, tendo como questão: como se dão as escolhas tradutórias português/Libras na produção dos ... -
A Literatura Infantil como recurso metodológico para o ensino de Matemática: análise do uso por uma professora alfabetizadora (Pelotas-RS)
(2025-02-22)A presente dissertação apresenta o relato e os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo geral investigar e analisar o uso da Literatura Infantil no ensino de conteúdos matemáticos, na prática ... -
O ensino do conceito de limite por professores em cursos de licenciatura em matemática do Rio Grande do Sul
(2025-02-10)A presente dissertação tem como objetivo analisar as abordagens pedagógicas adotadas no ensino do conceito de limite, com base nos depoimentos de professores de cálculo diferencial e integral (CDI) de cursos de licenciatura ... -
Construção do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPel
(2025-02-26)Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar como alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas assimilam e expressam sua compreensão do conceito de limite. ... -
Registros do conhecimento matemático da criança na escola: um estudo com professoras de anos iniciais
(2024-08-22)A dissertação tem por objetivo descrever e analisar a compreensão de professoras de anos iniciais sobre os registros matemáticos feitos por crianças em idade escolar. Inspirada nas teorizações de Michel Foucault e no ... -
A utilização de vídeos interativos no ensino de Matemática
(2024-10-23)Esta dissertação realizou uma investigação com abordagem qualitativa com o objetivo de analisar como os professores da Educação Básica utilizam e avaliam a integração dos vídeos interativos em atividades de ensino de ... -
Ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental: um experimento de ensino
(2024-12-09)A presente pesquisa, de caráter qualitativo, define-se como um Experimento de Ensino. A questão de pesquisa para a qual buscou-se resposta foi: Quais as contribuições de atividades de uma Sequência Didática para o ... -
Livros Escolares de Aritmética que circularam na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1822-1889)
(2024-12-16)O estudo apresenta uma pesquisa realizada no campo da História da Educação Matemática a partir de temáticas relativas à circulação de impressos escolares no período Imperial brasileiro. Assim, tem como objetivo geral, ... -
Aprendizagem colaborativa e produção de vídeos estudantis no ensino de função quadrática na educação básica
(2024-11-29)A presente dissertação investigou o problema “Como a produção colaborativa de vídeos pelos estudantes pode contribuir para a compreensão e o aprendizado da função quadrática na Educação Básica?”. A pesquisa foi realizada ... -
Explorando o potencial da linguagem python no ensino de matemática: uma análise da utilização por estudantes do ensino médio
(2024-04-29)Este trabalho realizou uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar como os estudantes do ensino médio podem utilizar a linguagem de programação Python para a resolução de atividades matemáticas. ... -
A utilização de vídeos como material pedagógico para Educação Financeira dos anos finais do Ensino Fundamental
(2024-06-26)O presente trabalho tem como foco o uso de vídeos como material pedagógico nas aulas de Educação Financeira dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa teve como objetivo ... -
VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise qualitativa dos vídeos vencedores nas categorias de educação básica
(2024-02-22)A presente pesquisa tem como objetivo investigar os vídeos premiados no VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, no que tange a forma com que os alunos expressam a Matemática e a imagem que possuem da ... -
Letramento matemático: compreensão de professores dos anos finais do ensino fundamental
(2024-03-21)Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar a compreensão de professores de Matemática que exercem à docência nos anos finais do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático, dando visibilidade a algumas ... -
Dizeres dos professores que ensinam matemática em relação ao planejamento e aos planos de aula
(2024-02-29)Esta pesquisa tem o propósito de analisar os ditos dos professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental acerca do planejamento e do plano de aula. Questiona-se: Quais os entendimentos dos professores ... -
Conhecimento Matemático para o Ensino de equações na Licenciatura em Matemática da UFPel
(2024-03-20)Esta pesquisa aborda o Conhecimento Matemático para o Ensino de equações polinomiais pre sente nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de acordo com a teoria do ... -
O Cálculo no livro Matemática para o Ensino Secundário de Thales de Faria Mello Carvalho (1915-1961)
(2024-03-23)Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa histórica sobre a abordagem de conceitos fundamentais do ensino do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) – função, limite, continuidade, derivada e integral, no ensino secundário ... -
A presença da Ludicidade na formação inicial do professor de Matemática e suas contribuições para a prática de Estágio Curricular Supervisionado
(2024-05-28)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo como objetivo geral compreender qual conceito de ludicidade pode estar – ... -
O Ensino do Cálculo I na Formação dos Professores de Matemática na Universidade Federal de Pelotas
(2023-12-19)Na presente dissertação apresenta-se uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Matemática (Integral) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), limitado ao período de 1992 – 2022, que começa com sua implementação ... -
Educação Matemática no contexto da pandemia da COVID-19: reflexões de professores de uma escola do Ensino Estadual em Pelotas
(2023-12-22)Esta pesquisa faz uma análise de questionários aplicados a cinco professores de Matemática de uma escola da Rede Estadual de Ensino, da cidade de Pelotas, do Ensino Médio. Esses professores atuaram na Educação Matemática ...