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O ensino do conceito de limite por professores em cursos de licenciatura em matemática do Rio Grande do Sul

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Dissertação_Eliezer de Souza Pires.pdf (6.396Mb)
Data
2025-02-10
Autor
Pires, Eliezer de Souza
Metadata
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Resumo
A presente dissertação tem como objetivo analisar as abordagens pedagógicas adotadas no ensino do conceito de limite, com base nos depoimentos de professores de cálculo diferencial e integral (CDI) de cursos de licenciatura em matemática no estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. O referencial teórico fundamenta-se na formação docente e nas metodologias de ensino, abordando tanto práticas tradicionais quanto inovadoras, com ênfase nas metodologias ativas e outras metodologias. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de questionários aplicados via Google Forms e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram 15 professores de instituições públicas de ensino superior (IES), distribuídos em quatro regiões do RS. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), com o auxílio do software ATLAS.ti. Os resultados indicam que a maioria dos professores possui entre 11 e 20 anos de experiência e utiliza amplamente livros didáticos clássicos, como os de Stewart, Anton e Leithold, devido à sua profundidade teórica. Além disso, os professores complementam o ensino com recursos multimodais, como vídeos, e a introdução de aspectos históricos da matemática, estratégia apontada como eficaz para o engajamento dos alunos. Como recurso tecnológico, o Geogebra desempenha papel central no ensino, sendo complementado pelo uso de outras metodologias ativas, como aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem cooperativa, aprendizagem baseada em equipe e sala de aula invertida. A pesquisa revelou que 11 dos 15 professores utilizam algum tipo de metodologia ativa no ensino do conceito de limite. As conclusões da pesquisa apontam para uma clara transformação nas práticas pedagógicas dos docentes, refletindo mudanças nos seus habitus ao longo de suas trajetórias profissionais. Observou-se uma crescente compreensão e aplicação das metodologias ativas, com um interesse dos professores em aprofundar-se no tema e aprimorar suas práticas de ensino, evidenciando uma evolução nas abordagens pedagógicas adotadas no ensino do conceito de limite.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16167
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

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