O ensino do conceito de limite por professores em cursos de licenciatura em matemática do Rio Grande do Sul
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo analisar as abordagens pedagógicas
adotadas no ensino do conceito de limite, com base nos depoimentos de
professores de cálculo diferencial e integral (CDI) de cursos de licenciatura em
matemática no estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. O referencial teórico
fundamenta-se na formação docente e nas metodologias de ensino, abordando tanto
práticas tradicionais quanto inovadoras, com ênfase nas metodologias ativas e
outras metodologias. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com coleta de
dados por meio de questionários aplicados via Google Forms e entrevistas. Os
sujeitos da pesquisa foram 15 professores de instituições públicas de ensino
superior (IES), distribuídos em quatro regiões do RS. A análise dos dados foi
realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), com o auxílio do
software ATLAS.ti. Os resultados indicam que a maioria dos professores possui
entre 11 e 20 anos de experiência e utiliza amplamente livros didáticos clássicos,
como os de Stewart, Anton e Leithold, devido à sua profundidade teórica. Além
disso, os professores complementam o ensino com recursos multimodais, como
vídeos, e a introdução de aspectos históricos da matemática, estratégia apontada
como eficaz para o engajamento dos alunos. Como recurso tecnológico, o Geogebra
desempenha papel central no ensino, sendo complementado pelo uso de outras
metodologias ativas, como aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem
cooperativa, aprendizagem baseada em equipe e sala de aula invertida. A pesquisa
revelou que 11 dos 15 professores utilizam algum tipo de metodologia ativa no
ensino do conceito de limite. As conclusões da pesquisa apontam para uma clara
transformação nas práticas pedagógicas dos docentes, refletindo mudanças nos
seus habitus ao longo de suas trajetórias profissionais. Observou-se uma crescente
compreensão e aplicação das metodologias ativas, com um interesse dos
professores em aprofundar-se no tema e aprimorar suas práticas de ensino,
evidenciando uma evolução nas abordagens pedagógicas adotadas no ensino do
conceito de limite.