A utilização de vídeos interativos no ensino de Matemática
Resumo
Esta dissertação realizou uma investigação com abordagem qualitativa com o objetivo
de analisar como os professores da Educação Básica utilizam e avaliam a
integração dos vídeos interativos em atividades de ensino de Matemática. Para
isso, foi executada uma pesquisa-ação que envolveu a oferta de um curso de criação
de vídeos interativos para professores da Educação Básica na modalidade a distância.
Como trabalho final do curso, os professores elaboraram um vídeo interativo com
conteúdo de Matemática, aplicaram-no com seus alunos e relataram a experiência
vivenciada. A coleta de dados foi feita por meio do formulário de inscrição, atividades
propostas durante o curso, observações do pesquisador e formulário de avaliação do
curso. O material empírico foi organizado e submetido à análise por meio da Análise
de Conteúdo de Bardin, originando as seguintes categorias: Interatividade e
Engajamento, Revisão e Retomada de Conteúdos, Aplicação Prática e
Contextualização, Monitoramento e Avaliação. Os resultados evidenciam que os
vídeos interativos são ferramentas promissoras que instigam e facilitam a
aprendizagem, sua utilização, entretanto, depende de fatores como a disponibilidade
de tecnologia, o treinamento dos professores e um contexto específico de ensino. A
transformação das práticas pedagógicas não é um processo automático, pois requer
suporte Pedagógico cuidadoso, planejamento criterioso e alinhamento com as
demandas e interesses dos estudantes.