• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A utilização de vídeos interativos no ensino de Matemática

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação_Rodrigo Padilha Silveira.pdf (5.013Mb)
Data
2024-10-23
Autor
Silveira, Rodrigo Padilha
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação realizou uma investigação com abordagem qualitativa com o objetivo de analisar como os professores da Educação Básica utilizam e avaliam a integração dos vídeos interativos em atividades de ensino de Matemática. Para isso, foi executada uma pesquisa-ação que envolveu a oferta de um curso de criação de vídeos interativos para professores da Educação Básica na modalidade a distância. Como trabalho final do curso, os professores elaboraram um vídeo interativo com conteúdo de Matemática, aplicaram-no com seus alunos e relataram a experiência vivenciada. A coleta de dados foi feita por meio do formulário de inscrição, atividades propostas durante o curso, observações do pesquisador e formulário de avaliação do curso. O material empírico foi organizado e submetido à análise por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, originando as seguintes categorias: Interatividade e Engajamento, Revisão e Retomada de Conteúdos, Aplicação Prática e Contextualização, Monitoramento e Avaliação. Os resultados evidenciam que os vídeos interativos são ferramentas promissoras que instigam e facilitam a aprendizagem, sua utilização, entretanto, depende de fatores como a disponibilidade de tecnologia, o treinamento dos professores e um contexto específico de ensino. A transformação das práticas pedagógicas não é um processo automático, pois requer suporte Pedagógico cuidadoso, planejamento criterioso e alinhamento com as demandas e interesses dos estudantes.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15532
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV