Explorando o potencial da linguagem python no ensino de matemática: uma análise da utilização por estudantes do ensino médio
Resumo
Este trabalho realizou uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi
analisar como os estudantes do ensino médio podem utilizar a linguagem de
programação Python para a resolução de atividades matemáticas. Para isso, foi
conduzida uma pesquisa participante por meio da oferta de um curso on-line de
criação de jogos digitais utilizando a linguagem Python, direcionado a alunos do
ensino médio. A coleta de dados foi realizada através do registro de interações com
os estudantes, coleta de logs no e-PROJETO, acesso aos dados do YouTube
Analytics e aplicação de um questionário ao final do curso. O curso foi dividido em
quatro módulos semanais, abrangendo desde conceitos básicos de programação até
a criação de jogos e aplicativos matemáticos, com encontros virtuais para
esclarecimento de dúvidas e acompanhamento das atividades propostas.
Ferramentas como videoaulas, resumos digitais, tarefas práticas e vídeos de feedback
foram utilizadas para reforçar o aprendizado. A análise dos dados coletados indicou a
existência de três categorias segundo a análise de conteúdo de Bardin: o engajamento
dos alunos no curso, o aprendizado da Matemática para a criação dos jogos e a
compreensão da matemática por parte dos participantes. A pesquisa concluiu que o
uso da linguagem Python no ensino de matemática pode ser uma estratégia eficaz
para engajar os alunos e melhorar o aprendizado, desde que haja um planejamento
didático adequado ao uso da tecnologia.