A utilização de vídeos como material pedagógico para Educação Financeira dos anos finais do Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho tem como foco o uso de vídeos como material pedagógico nas aulas de
Educação Financeira dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem
qualitativa, a pesquisa teve como objetivo geral analisar como os professores de Matemática
dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública percebem/compreendem o potencial
dos vídeos, como material pedagógico, em assuntos que abordam a Educação Financeira.
Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação, que se caracterizou por auxiliar os professores
na adoção das orientações indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de
introduzir conteúdos de Educação Financeira na Educação Básica. Foi oferecido aos
professores, um curso on-line de Educação Financeira com a utilização de vídeos, a partir dos
conteúdos propostos pela BNCC. Os participantes aprenderam, a partir do uso do software
Animaker, a criarem os seus próprios vídeos, utilizaram os materiais didáticos apresentados
no curso com seus alunos e fizeram a narrativa dessa experiência. Os instrumentos de coleta
de dados foram a ficha de inscrição, tarefas propostas e observações da pesquisadora. Por
meio da Análise de Conteúdo de Bardin os dados coletados foram organizados e analisados
para obtenção dos resultados, surgindo as seguintes categorias: Compreensão Conceitual,
Reflexão e Crítica, Integração e Interdisciplinaridade e Desenvolvimento de Habilidades. Os
resultados mostraram o quão importante é o uso de ferramentas digitais no processo de
ensino e aprendizagem de Educação Financeira e o entusiasmo e a vontade dos professores
em aprender a utilizar essas ferramentas, para em um segundo momento, produzirem seus
próprios vídeos e apresentá-los em sala de aula.