Estudo de caso como estratégia no ensino de química: articulando o tema alimentos a conhecimentos escolares e a modos de vida dos jovens.
Resumo
Esta dissertação de mestrado trata sobre uma pesquisa realizada com estudantes
do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, em um estudo
exploratório e durante o desenvolvimento de intervenções didáticas em um Estudo
de Caso tratado em aulas de Química. O trabalho se refere à contextualização dos
conhecimentos escolares de Química ao tema alimentos/alimentação, relacionando
os hábitos alimentares, a saúde e os modos de vida de jovens estudantes que
frequentam a escola. A proposta metodológica da pesquisa, de cunho qualitativo, se
baseia em pressupostos da pesquisa participante com processo analítico dos dados
por meio de Análise de Conteúdo. Como etapas da pesquisa, inicialmente, foi
realizada uma revisão nos anais dos sites do evento de Química EDEQ (2012-2018)
e da revista QNEsc (2008-2019), visando conhecer o que vem sendo pesquisado e
desenvolvido sobre a temática “Alimentos no ensino de Química” e sobre o “Estudo
de Caso como estratégia de ensino”. Concomitantemente a isso, foi realizada uma
pesquisa com 40 estudantes de 1º ano da escola, procurando conhecer o modo
como lidam com a alimentação e o papel da alimentação no seu cotidiano. A partir
das respostas dos alunos através de um questionário, foi elaborado e desenvolvido
um Estudo de Caso sobre a temática Alimentos com 45 estudantes do 3º ano do
Ensino Médio. O corpus de análise é composto pelos registros das atividades
realizadas pelos alunos, registros da professora pesquisadora em Diário de Bordo, e
registros dos estudantes em seus Diários de Caso. A pesquisa realizada com os
jovens do 1° ano da escola mostrou que eles falam sobre os alimentos como
necessidade, mas também como prazer e motivo para o lazer, além disso, associam
os alimentos a práticas voltadas aos cuidados com o corpo e com a saúde. Quanto
aos conteúdos químicos, indicaram interesse em relação ao tema
alimentos/alimentação em aulas de química, possibilitando articular conteúdos da
disciplina sobre os macronutrientes ao tema, em uma proposta de ensino baseada
em um Estudo de Caso. Os resultados da pesquisa indicam que o uso de Estudo de
Caso, como estratégia de ensino, possibilitou motivar os alunos para o interesse e
participação ativa nas atividades realizadas para a resolução do caso, com a
elaboração de cardápios para lanches na escola, a partir do tratamento de
conhecimentos sobre grupos de macronutrientes, em relação a características
nutricionais, energia, aditivos alimentares e conservação dos alimentos, entre outros
conteúdos contextualizados ao dia a dia dos estudantes, valorizando seu cotidiano e
seus modos de (con)viver com seus colegas, no ambiente escolar e, também, fora
dele.
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