“Fotomatizando”: conexões entre fotografia e matemática nos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Pelotas/RS.
Resumo
Este trabalho é fruto de pesquisa realizada no ano de 2019, a qual teve como temática investigativa a utilização de fotografias, estas inicialmente propostas pela professora e, posteriormente, produzidas pelos alunos, a fim de ensinar conceitos matemáticos a estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola municipal no município de Pelotas, RS, Brasil. A pesquisa teve como principal objetivo analisar de que forma os estudantes relacionam conceitos de proporcionalidade, simetria, ângulos e perspectivas com técnicas fotográficas, bem como os efeitos produzidos ante essa relação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo alinhada com as ideias de Bogdan e Biklen (1994), através da pesquisa-ação, fundamentada por Gil (2002) e Thiollent (2011). Os procedimentos metodológicos foram: observações, fotografias e conversas em grupo de WhatsApp, bem como uma análise microgenética embasada teoricamente em Goés (2000). O referencial teórico contempla pressupostos de uma educação para juventudes sob o viés da cultura, apresentados por Hall (1997), Lipovetsky e Serroy (2008) e Foucault (1999a). Já os fundamentos da fotografia foram referenciados a partir de Barthes (1984), Präkel (2015), Freeman (2012a), Freeman (2012b) e Hacking (2012). Esta dissertação apresenta a hibridação entre fotografia e matemática, pautada na experiência da qual trata Larossa (2002) e Alves (2010). O meio viabilizador da presente pesquisa foi um curso de fotografia digital para iniciantes, o qual possibilitou as intervenções, as observações e as análises que lhe deram sustentação. Em relação aos resultados observados, tem-se a percepção, por parte dos alunos, da aplicação da matemática na vida cotidiana, mediada pela fotografia, bem como sua compreensão acerca do conceito de perspectiva, a partir da constância de escala presente nas fotografias capturadas, do conceito de proporcionalidade, destacado na configuração correta da exposição das fotografias, além dos demais conceitos presentes nas técnicas desenvolvidas.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: