A Linguagem na Formação de Professores de Química Faculdade de Educação Profissional Dissertação Química: Estudo no um Curso de Licenciatura.
Resumo
A presente pesquisa objetiva entender o papel da linguagem e a sua importância na
formação de professores de Química, em especial, no espaço de investigação com
licenciandos em Química da Universidade Federal de Pelotas– UFPel,
especificamente, no estágio de regência. Tal estudo baseia-se na perspectiva
histórico-cultural de Vigotski, a qual auxilia no olhar e na analise do contexto
investigativo. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeira, estudo e
sistematização da temática investigada: a linguagem na formação de professores,
com pesquisa no portal da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD); segunda, leitura e análise do Projeto Pedagógico do Curso
(PPC) de Licenciatura em Química da UFPel e de seus Planos de Ensino dos
componentes curriculares; e terceira, o acompanhamento, o planejamento de
atividades e a análise do componente curricular de Estágio Supervisionado III do
Curso. Cabe destacar que para a segunda etapa da pesquisa, ou seja, para a
análise dos dados, utilizou-se a Análise Documental; para a terceira, a Análise
Textual Discursiva (ATD). Com relação a primeira etapa, a revisão da literatura
exploratória, os resultados, em função dos descritores, reportam para o fato de que
há poucos trabalhos na área de Química que trabalham com o tema relacionado à
linguagem na formação de professores de Química. Com relação a segunda etapa,
na leitura e análise do Projeto Pedagógico do Curso, não se identificou, nos Planos
de Ensino dos componentes curriculares, o ensino explícito sobre a linguagem, com
exceção da indicação de referências. Com relação a terceira etapa, trabalhou-se
com duas categorias: (i) Linguagem na formação de professores (categoria a priori),
com subcategorias – conceito de linguagem e Importância da linguagem na
formação do professor e no processo de ensino; e (ii) Linguagem e seus
movimentos em sala de aula (categoria a posteriori/emergente). Com base nos
resultados da terceira etapa, é possível perceber que os licenciandos concebem a
linguagem como forma de expressão e comunicação, mas também expressam a
concepção de que a linguagem extrapola a fala, sendo constitutiva do ser humano, é
expressada de diferentes formas, como na função de mediadora nos processos de
construção e assimilação de conceitos, bem como constitutiva do pensamento. Os
resultados enfatizam que os licenciandos entendem que a linguagem tem um papel
importante em aulas de Química, destacam o papel do professor como
intermediador no processo de ensino e de aprendizagem, bem como os cuidados do
professor ao fazer uso da linguagem Química em sala de aula. A segunda categoria
enfatiza a ideia da linguagem em movimento, da importância da interação dos
licenciandos com o professor formador, que ajuda a pensar e olhar a linguagem,
especialmente sobre como percebem a linguagem em seu processo de ministrar
aulas e os cuidados para com o uso da linguagem química no contexto das aulas de
regência.
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