• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Browsing PPGE: Dissertações e Teses by Department 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Browsing PPGE: Dissertações e Teses by Department
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Browsing PPGE: Dissertações e Teses by Department
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Browsing PPGE: Dissertações e Teses by Department "Educação"

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 114

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Acentuação gráfica na escrita de crianças das séries iniciais 

      Ney, Luanda Alvariza Gomes (2012-04-13)
      Esta pesquisa descreve e analisa, em dados extraídos de textos espontâneos, o uso da acentuação gráfica por crianças das séries iniciais. Discutem-se as relações estabelecidas, na escrita inicial, entre o acento gráfico e ...
    • Anarquismo e educação em Rio Grande (1918-1927): educação de, para e pelos Trabalhadores 

      Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet (2011-02-28)
      Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas, na linha de Filosofia e História da Educação, enfoca a educação libertária, no início do século XX, na cidade de Rio ...
    • Análise de uma proposta de ensino de geometria descritiva baseada na perspectiva histórico-cultural 

      Boanova, Cecília Oliveira (2011-04-19)
      A dissertação visou a planejar, implementar e avaliar uma prática de ensino, embasada na Perspectiva Histórico-cultural de Vygotsky, voltada à construção dos conhecimentos específicos sobre Retas, conteúdo integrante da ...
    • Uma análise dos exercícios com sílabas em Diários de Classe de professoras alfabetizadoras (1973 - 2010) 

      Lima, Gisele Ramos (2013-09-16)
      A presente Dissertação de Mestrado apresenta uma análise sobre os tipos e a recorrência de atividades envolvendo sílabas, observados em 68 Diários de Classe pertencentes a professoras alfabetizadoras no período compreendido ...
    • Anos Iniciais da Escolarização e Relações de Gênero: representações de docentes sobre gênero 

      Lusa, Diana (2010-01-14)
      O principal objetivo deste trabalho foi analisar o que os discursos, as práticas docentes e as interações professor/a alunos/as mostram sobre as relações de gênero . Para dar conta deste objetivo mais amplo, algumas ...
    • Aprendizagem e trabalho colaborativo na educação a distância 

      Castro, Rafael Fonseca de (2008-07-21)
      Esta dissertação de Mestrado pretendeu contribuir primeiramente para a discussão sobre o aproveitamento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e das Tecnologias Digitais Virtuais (TDVs), em especial, pelos ...
    • Arando a terra, registrando a vida: os sentidos da escrita de diários na vida de dois agricultores 

      Thies, Vania Grim (2008-08-10)
      Este trabalho tem como objetivo analisar os sentidos da cultura escrita no cotidiano de dois agricultores com pouca escolaridade, moradores da zona rural dos municípios de Pelotas e Morro Redondo (Rio Grande do Sul, BR). ...
    • Aspectos das diversas manifestações do projeto cívico-pedagógico de João Simões Lopes Neto 

      Pereira, Luís Artur Borges (2008-12-15)
      O presente trabalho objetiva discutir aspectos relativos a várias manifestações do projeto cívico-pedagógico do escritor João Simões Lopes Neto (1865-1916). Procuramos explorar faces ainda pouco estudadas: a de vulgarizador ...
    • Aspectos socioeconômicos e de (não)escolaridade dos moradores do Paredão e da Costa Bica (Piratini, RS) 

      Silva, Darlene Rosa da (2010-08-30)
      Este estudo, uma investigação quali-quantitativa, tem como objetivo apresentar as condições socioeconômicas e de (não)escolaridade dos moradores do Paredão e da Costa do Bica (Piratini, R/S). O trabalho de campo desenvolveu-se ...
    • O Baú dos Meus Guardados: Imaginários e lembranças das primeiras vivências escolares 

      Jablonski, Annanda Diléia (2011-04-08)
      Este trabalho trata-se de uma pesquisa sobre os imaginários e as lembranças das primeiras vivências escolares e teve como objetivo geral desenvolver um estudo sobre a relevância da memória e do imaginário como potências ...
    • A cartilha Ler a Jato e o método audiofonográfico de alfabetização da professora Gilda de Freitas Tomatis 

      Dietrich, Mara Denise Neitzke (2012-03-12)
      O trabalho apresenta a análise da produção da cartilha Ler a Jato e do Método Audiofonográfico de alfabetização em 15 horas, produzido pela professora Gilda de Freitas Tomatis, na década de 1960, no Rio Grande do Sul. ...
    • A coleção didática Tapete Verde: do projeto à sua produção gráfica (década de 1970 - Rio Grande do Sul) 

      Ramil, Chris de Azevedo (2013-03-28)
      Esta pesquisa teve como objetivo analisar a coleção de livros didáticos Tapete Verde, em seus aspectos editoriais e gráficos, identificando as etapas de projeto e produção gráfica na Editora Globo, além de relacionar os ...
    • O conceito de emancipação na produção científica da ANPEd: um estudo ancorado na perspectiva marxiana 

      Canielles, Ariela dos Santos (2011-04-29)
      Este trabalho investiga o conceito de emancipação, teorizado por Karl Marx, e sua utilização em uma parcela da produção científica da área educacional. Seu objetivo é analisar os trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais ...
    • Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação à Matemática: as implicações da/na formação 

      Oliveira, Ana Carolina Nogueira (2011-02-23)
      Esse trabalho apresenta a discussão sobre as possibilidades de mudanças de concepções dos futuros(as) professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm em relação à Matemática quando com eles desenvolve-se uma ...
    • Conexões entre cultura popular e cultura acadêmica: recontextualização curricular na prática de pesquisa jurídica do curso de Direito da Anhanguera Educacional/Faculdade Atlântico Sul em Pelotas 

      Henning, Ana Clara Corrêa (2008-11-14)
      A presente dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente, tendo por fundamentos principais as investigações acerca dos Estudos Culturais, de Basil Bernstein, especialmente ...
    • O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico 

      Dutra, Jorge da Cunha (2010-12-17)
      O presente trabalho refere-se à pesquisa que realizei nas escolas estaduais de Ensino Médio, regulares e diurnas, do município do Rio Grande/RS. O estudo teve como objetivo geral investigar se os docentes e as docentes de ...
    • Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar 

      Balinhas, Vera Lúcia Gainssa (2008-04-15)
      Nesta dissertação apresento reflexões sobre o consumo e seus significados para um grupo de dezesseis estudantes de ensino médio, de uma escola pública na cidade do Rio Grande, balneário Cassino, Rio Grande do Sul. O processo ...
    • Da multisseriação à nucleação: a Escola Municipal Alfredo Dias de Cerrito/RS : décadas de 1980 a 1990 

      Madeira, Claudemir Pereira (2010-09-30)
      O presente estudo constitui-se em pesquisa histórica a respeito de uma instituição de ensino: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Alfredo Dias do município gaúcho de Cerrito. O foco da investigação é o ...
    • Uma dádiva da Bibliotheca Pública Pelotense aos seus leitores de um palmo e meio: a Seção Infantil Erico Verissimo (1945-1958) 

      Corrêa, Vivian Anghinoni Cardoso (2008-12-16)
      Esta dissertação faz uma análise da história da Seção Infantil Erico Verissimo da Bibliotheca Pública Pelotense entre os anos de 1945 e 1958. A Seção Infantil fundada em maio de 1946 atendeu a crianças de escolas públicas ...
    • Desafios do processo de autoria em EAD aos professores do projeto TICs/IFSul 

      Anjos, Mauro Hallal dos (2012-09-28)
      A presente dissertação se compõe a partir de uma investigação com o objetivo de melhor capacitar os professores para atuarem no processo de autoria em EAD. Buscou-se investigar os desafios enfrentados pelos professores ao ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV