Desafios do processo de autoria em EAD aos professores do projeto TICs/IFSul
Resumo
A presente dissertação se compõe a partir de uma investigação com o objetivo de melhor capacitar os professores para atuarem no processo de autoria em EAD. Buscou-se investigar os desafios enfrentados pelos professores ao elaborarem as disciplinas que fazem parte do PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TICs) NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFSul , desenvolvido no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), e que abrangeu 28 disciplinas da grade curricular dos cursos de graduação do modelo presencial e que foram elaboradas para serem ofertadas aos estudantes na modalidade a distância, caracterizando uma convergência nas modalidades de ensino no que se chama de modelo híbrido ou blended learning. No âmbito desta pesquisa considerou-se a necessidade de adquirirem competências específicas para a modalidade EAD, em três grandes dimensões: tecnológica, pedagógica e de trabalho coletivo. A dimensão tecnológica procurou mostrar que a evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) possibilita mudanças nas práticas pedagógicas, permitindo a passagem de processos distributivos para interativos e colaborativos de aprendizagem, tirando a ênfase do conteúdo e colocando no estudante. Com respeito à dimensão trabalho coletivo, problematizou o fazer docente, paradoxalmente colaborativo e fragmentado. Por outro lado, a dimensão pedagógica procura mostrar que, embora os conhecimentos metodológicos e epistemológicos sejam os mesmos, ao serem mediatizados pela tecnologia, requerem procedimentos diferentes, constituindo uma teoria da EAD, onde o foco se desloca do professor para o estudante, do ensino para a aprendizagem, mas exigindo um planejamento com antecedência e detalhado. Para identificar os desafios encontrados pelos professores nestas três dimensões, é realizada uma pesquisa qualitativa, usando como instrumentos um formulário com questões objetivas, entrevistas e análise dos documentos elaborados pelos professores-autores para as disciplinas. Para a identificação dos desafios relativos às práticas pedagógicas que se revelam no processo de autoria na elaboração dos materiais didáticos, foi necessário identificar os elementos que indicavam um material de qualidade para a EAD. Construiu-se então, um instrumento que orientou a análise dos materiais elaborados, e que constituíram quatro subcategorias da dimensão pedagógica: a estrutura, o conteúdo, a linguagem e as atividades. Percebeu-se que os professores exploram pouco as TIC porque o trabalho ainda é solitário, embora com auxílio de equipe multidisciplinar, e por consequência transferem suas práticas presenciais para a modalidade a distancia. Constatou-se que os professores têm dificuldades para escrever em linguagem dialógica, fazer sínteses e estruturar o conteúdo que estará presente em diferentes mídias, o que foi agravado pelo grande trabalho de pesquisa e planejamento necessários e pelo curto prazo que os professores têm para esta elaboração face a outros compromissos com a docência na modalidade presencial e à falta de capacitação para exercer a autoria do processo de ensino-aprendizagem para EAD.