Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
Resumen
Nesta dissertação apresento reflexões sobre o consumo e seus significados para um grupo de dezesseis estudantes de ensino médio, de uma escola pública na cidade do Rio Grande, balneário Cassino, Rio Grande do Sul. O processo investigativo deuse através de encontros coletivos e individuais que versaram sobre o consumo estudantil no espaço-tempo escolar. Selecionei alguns instrumentos para motivar os
debates: diários, desenhos, instalação artística, visita ao McDonald s e apresentação de documentário. Por pertencer à comunidade escolar e exercer a atividade de professora na escola, mantive aproximações com a pesquisa de cunho etnográfico. Na análise sobre consumo e seus significados para os estudantes utilizei aportes teóricos de autores como Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva. Ao discutir os significados do consumo, busquei e encontrei algumas transgressões nos modos de consumir do grupo investigado. Transgressão entendida como movimento que muda-move-desloca os limites, sejam eles normas, condutas morais ou hábitos. Mas não somente isso, o consumo também se constitui como marcador identitário, usado para conquistar status, reconhecimento, prazer, comunicar gostos e estilos de vida. Por fim, aponto a escola como lugar possível para repensar a cultura de consumo para além da lógica do mercado.