Navegação PPGEMAT: Dissertações e Teses por Área de Conhecimento (CNPq) "CIENCIAS EXATAS E DA TERRA"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 32
-
Aprendizagem colaborativa e produção de vídeos estudantis no ensino de função quadrática na educação básica
(2024-11-29)A presente dissertação investigou o problema “Como a produção colaborativa de vídeos pelos estudantes pode contribuir para a compreensão e o aprendizado da função quadrática na Educação Básica?”. A pesquisa foi realizada ... -
O Cálculo no livro Matemática para o Ensino Secundário de Thales de Faria Mello Carvalho (1915-1961)
(2024-03-23)Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa histórica sobre a abordagem de conceitos fundamentais do ensino do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) – função, limite, continuidade, derivada e integral, no ensino secundário ... -
Conhecimento Matemático para o Ensino de equações na Licenciatura em Matemática da UFPel
(2024-03-20)Esta pesquisa aborda o Conhecimento Matemático para o Ensino de equações polinomiais pre sente nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de acordo com a teoria do ... -
Construção do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPel
(2025-02-26)Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar como alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas assimilam e expressam sua compreensão do conceito de limite. ... -
A contação e a produção de histórias literárias no ensino da Matemática: vivências no 1º ano do Ensino Fundamental
(2023-10-31)Esta pesquisa apresenta um diálogo entre a Literatura Infantil e o ensino da Matemática e tem como questão norteadora: quais as potencialidades da contação e da produção de histórias literárias para o desenvolvimento ... -
Dizeres dos professores que ensinam matemática em relação ao planejamento e aos planos de aula
(2024-02-29)Esta pesquisa tem o propósito de analisar os ditos dos professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental acerca do planejamento e do plano de aula. Questiona-se: Quais os entendimentos dos professores ... -
Educação Matemática no contexto da pandemia da COVID-19: reflexões de professores de uma escola do Ensino Estadual em Pelotas
(2023-12-22)Esta pesquisa faz uma análise de questionários aplicados a cinco professores de Matemática de uma escola da Rede Estadual de Ensino, da cidade de Pelotas, do Ensino Médio. Esses professores atuaram na Educação Matemática ... -
O Ensino do Cálculo I na Formação dos Professores de Matemática na Universidade Federal de Pelotas
(2023-12-19)Na presente dissertação apresenta-se uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Matemática (Integral) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), limitado ao período de 1992 – 2022, que começa com sua implementação ... -
O ensino do conceito de limite por professores em cursos de licenciatura em matemática do Rio Grande do Sul
(2025-02-10)A presente dissertação tem como objetivo analisar as abordagens pedagógicas adotadas no ensino do conceito de limite, com base nos depoimentos de professores de cálculo diferencial e integral (CDI) de cursos de licenciatura ... -
Ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental: um experimento de ensino
(2024-12-09)A presente pesquisa, de caráter qualitativo, define-se como um Experimento de Ensino. A questão de pesquisa para a qual buscou-se resposta foi: Quais as contribuições de atividades de uma Sequência Didática para o ... -
Escolhas tradutórias na produção dos vídeos sobre Comparação do MathLibras
(2024-12-13)Esta pesquisa apresenta uma análise tradutória baseada nos roteiros produzidos para elaboração dos vídeos do projeto MathLibras, tendo como questão: como se dão as escolhas tradutórias português/Libras na produção dos ... -
Explorando o potencial da linguagem python no ensino de matemática: uma análise da utilização por estudantes do ensino médio
(2024-04-29)Este trabalho realizou uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar como os estudantes do ensino médio podem utilizar a linguagem de programação Python para a resolução de atividades matemáticas. ... -
Formação de professores na perspectiva da matemática emocional nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas
(2023-03-30)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Buscou-se analisar a presença da Matemática Emocional na formação inicial de ... -
Frações musicais: um estudo exploratório com normalistas
(2022-12-05)O objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre divisão rítmica musical e operações básicas de frações: adição de frações, subtração de frações, multiplicação de frações e divisão de frações, com atividades que ... -
A Gamificação aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma proposta de engajamento no contexto da aprendizagem de Cálculo
(2023-04-18)Na Educação a Distância manter os alunos motivados para a realização das atividades é um grande desafio, sendo assim propor modelos de disciplinas em que o Ambiente Virtual de Aprendizagem tenha capacidade de influenciar ... -
Instituto de Educação Assis Brasil: acervo e saberes para ensinar Matemática no Curso Normal (1962-1971)
(2023-03-31)A presente dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e tem como objetivo investigar os saberes para ensinar ligados à Matemática ... -
Letramento matemático: compreensão de professores dos anos finais do ensino fundamental
(2024-03-21)Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar a compreensão de professores de Matemática que exercem à docência nos anos finais do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático, dando visibilidade a algumas ... -
Letramento Matemático: o que dizem as professoras dos anos iniciais?
(2023-11-16)A presente dissertação de Mestrado objetiva compreender os dizeres das professoras de anos iniciais sobre o letramento matemático, tendo como questão investigativa: O que as professoras de anos iniciais dizem sobre letramento ... -
A Literatura Infantil como recurso metodológico para o ensino de Matemática: análise do uso por uma professora alfabetizadora (Pelotas-RS)
(2025-02-22)A presente dissertação apresenta o relato e os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo geral investigar e analisar o uso da Literatura Infantil no ensino de conteúdos matemáticos, na prática ...