• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Ensino do Cálculo I na Formação dos Professores de Matemática na Universidade Federal de Pelotas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Luana de Oliveira Kurz.pdf (4.013Mb)
Data
2023-12-19
Autor
Kurz, Luana de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Na presente dissertação apresenta-se uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Matemática (Integral) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), limitado ao período de 1992 – 2022, que começa com sua implementação e chega à atualidade. O objetivo é identificar o papel do Cálculo I na formação dos licenciandos em Matemática, por meio das narrativas de professores que já ministraram a disciplina de Cálculo I. Para compor o estado do conhecimento buscaram-se, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), revistas e anais de eventos pesquisas relacionadas à temática desta dissertação. O referencial teórico é constituído pelos autores Chervel (1990), Tardif (2014) e Goodson (1997). A metodologia utilizada foi qualitativa, realizada por meio de análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) e dos planos de ensino da disciplina de Cálculo I, para identificar as mudanças, que ocorreram no decorrer dos anos, relacionadas aos objetivos, relação de conteúdo, metodologia, avaliação e bibliografia, e pela análise de discurso das narrativas de grupo de professores que ministraram a disciplina Cálculo I no período. Para responder ao problema da pesquisa, foi aplicado um questionário com os professores que já ministraram a disciplina de Cálculo I no curso de Licenciatura em Matemática (Integral) da UFPel. Por meio da análise do corpus documental, observou-se que houve algumas alterações nos planos de ensino da disciplina de Cálculo I, entretanto, percebeu-se a permanência de três conceitos, que são eles: limite, continuidade e derivadas. Além disso, a partir de 2020, o conceito de funções deixou de integrar a ementa da disciplina de Cálculo I. Segundo as narrativas dos professores participantes da pesquisa, conclui-se que a disciplina de Cálculo I é importante na formação de professores de Matemática, uma vez que ela visa expandir os conhecimentos matemáticos, ampliar o campo de visão do professor, despertar o interesse dos estudantes, problematizar problemas, dar uma perspectiva da prática, dentre outros.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14622
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV