O potencial de ensino de uma língua estrangeira em REELS da plataforma Instagram
Resumo
Os sites de redes sociais tornaram-se parte integrante da vida cotidiana, com os
usuários digitais produzindo, compartilhando e interagindo nos sites de redes
sociais. Cada aplicativo possui propostas distintas: alguns focam apenas na
comunicação, enquanto outros oferecem ferramentas para a produção e o
compartilhamento público de conteúdo. O Instagram, objeto de estudo desta
pesquisa, é um site de rede social que oferece diversos recursos, permitindo a
criação, edição e publicação de conteúdo na plataforma digital. Um desses
recursos é o Reels, onde os vídeos de até 90 segundos podem ser gravados e
editados com as ferramentas disponibilizadas pela plataforma, sendo então
publicados em uma timeline específica para os reels. Esses vídeos podem ser
classificados por gêneros, mas o foco da análise são os reels de perfis que
propõem ensinar uma língua estrangeira, investigando como esses vídeos de
curta duração podem contribuir para o processo de ensino. O objetivo deste
trabalho é analisar o potencial de ensino dos reels publicados por quatro contas na
plataforma Instagram, investigando se esses conteúdos são estruturados com
base no conceito de competência comunicativa, conforme definido por
Celce-Murcia (2007). Espera-se que, por meio dessas publicações, o aprendiz
desenvolva suas competências na língua-alvo, por isso, é fundamental investigar
se os reels podem contribuir para o processo de ensino. A metodologia adotada é
qualitativa, pois foram selecionados quatro perfis cujos usuários possuem línguas
maternas e formações acadêmicas distintas. De cada perfil, foram coletados dez
reels, todos contendo vídeos voltados para o ensino da língua inglesa. Como as
propostas dos vídeos são semelhantes, optou-se por analisar cinco reels de cada
perfil. Durante a análise, constatou-se que as competências relacionadas a frases
prontas e explicações de léxico são recorrentes na maioria das contas, além de
algumas competências do modelo de Celce-Murcia (2007) não terem sido
contempladas. Concluiu-se que os reels podem contribuir para o processo de
ensino de LE/L2 ao fornecer dicas sobre a língua-alvo. No entanto, não é possível
classificar os reels do Instagram como espaços autossuficientes para o ensino de
LE/L2, pois não oferecem um ambiente propício para trocas e interações,
elementos fundamentais no processo de aprendizagem de uma língua.