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O potencial de ensino de uma língua estrangeira em REELS da plataforma Instagram

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Ver/
Dissertação_Gabriela Pardo Bock.pdf (4.982Mb)
Fecha
2025-02-10
Autor
Bock, Gabriela Pardo
Metadatos
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Resumen
Os sites de redes sociais tornaram-se parte integrante da vida cotidiana, com os usuários digitais produzindo, compartilhando e interagindo nos sites de redes sociais. Cada aplicativo possui propostas distintas: alguns focam apenas na comunicação, enquanto outros oferecem ferramentas para a produção e o compartilhamento público de conteúdo. O Instagram, objeto de estudo desta pesquisa, é um site de rede social que oferece diversos recursos, permitindo a criação, edição e publicação de conteúdo na plataforma digital. Um desses recursos é o Reels, onde os vídeos de até 90 segundos podem ser gravados e editados com as ferramentas disponibilizadas pela plataforma, sendo então publicados em uma timeline específica para os reels. Esses vídeos podem ser classificados por gêneros, mas o foco da análise são os reels de perfis que propõem ensinar uma língua estrangeira, investigando como esses vídeos de curta duração podem contribuir para o processo de ensino. O objetivo deste trabalho é analisar o potencial de ensino dos reels publicados por quatro contas na plataforma Instagram, investigando se esses conteúdos são estruturados com base no conceito de competência comunicativa, conforme definido por Celce-Murcia (2007). Espera-se que, por meio dessas publicações, o aprendiz desenvolva suas competências na língua-alvo, por isso, é fundamental investigar se os reels podem contribuir para o processo de ensino. A metodologia adotada é qualitativa, pois foram selecionados quatro perfis cujos usuários possuem línguas maternas e formações acadêmicas distintas. De cada perfil, foram coletados dez reels, todos contendo vídeos voltados para o ensino da língua inglesa. Como as propostas dos vídeos são semelhantes, optou-se por analisar cinco reels de cada perfil. Durante a análise, constatou-se que as competências relacionadas a frases prontas e explicações de léxico são recorrentes na maioria das contas, além de algumas competências do modelo de Celce-Murcia (2007) não terem sido contempladas. Concluiu-se que os reels podem contribuir para o processo de ensino de LE/L2 ao fornecer dicas sobre a língua-alvo. No entanto, não é possível classificar os reels do Instagram como espaços autossuficientes para o ensino de LE/L2, pois não oferecem um ambiente propício para trocas e interações, elementos fundamentais no processo de aprendizagem de uma língua.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16164
Colecciones
  • PPGL: Dissertações e Teses [296]

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