dc.creator | Bock, Gabriela Pardo | |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T21:19:29Z | |
dc.date.available | 2025-06-13T21:19:29Z | |
dc.date.issued | 2025-02-10 | |
dc.identifier.citation | BOCK, Gabriela Pardo. O potencial de ensino de uma língua estrangeira em REELS da plataforma Instagram. 2025. 135f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16164 | |
dc.description.abstract | Social media has become an integral part of everyday life, with its digital users
producing, sharing, and interacting on those social platforms. Each application has
distinct proposals: some focus solely on communication, while others offer tools for
the production and public sharing of content. Instagram, this research´s object of
study, is a social networking site that offers several resources, allowing the
creation, edition, and publishment of content on the digital platform. One of these
resources is Reels, where up to 90 seconds of videos can be recorded and edited
with the tools provided by the platform, and then published on a specific timeline for
those reels. These videos can be classified by genre, but the focus of the analysis
is the reels from profiles that have the purpose of teaching a foreign language,
investigating how these short videos can contribute to the learning process. The
goal of this research is to analyze whether the reels published by four accounts are
constructed based on the concept of communicative competence (Celce-Murcia,
2007). It is expected that, through these publications, the apprentice will develop
their skills in the target language, so it is essential to investigate whether the reels
can contribute to the teaching process. The method adopted is qualitative, with the
collection of ten reels from four distinct profiles with different native languages and
academic backgrounds, but all of them with videos aimed at teaching the English
language. After the collection, five videos from each account were analyzed, since
the proposals of the videos are similar, it was decided to select five of the ten reels
collected. During the analysis, it was found that the skills related to ready-made
phrases and lexical explanations are recurrent in most accounts, in addition to
some skills from the Celce-Murcia model (2007) not being contemplated.
Concluding conclude, reels can contribute to the FL/L2 teaching process by
providing tips on the target language, but it is not possible to classify Instagram
reels as a space for teaching FL/L2. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Línguas | pt_BR |
dc.subject | Instagram | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Languages | pt_BR |
dc.title | O potencial de ensino de uma língua estrangeira em REELS da plataforma Instagram | pt_BR |
dc.title.alternative | The potential of teaching a foreign language in REELS on the Instagram platform | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8678334001067726 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0003-3672-2390 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3640307400529210 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os sites de redes sociais tornaram-se parte integrante da vida cotidiana, com os
usuários digitais produzindo, compartilhando e interagindo nos sites de redes
sociais. Cada aplicativo possui propostas distintas: alguns focam apenas na
comunicação, enquanto outros oferecem ferramentas para a produção e o
compartilhamento público de conteúdo. O Instagram, objeto de estudo desta
pesquisa, é um site de rede social que oferece diversos recursos, permitindo a
criação, edição e publicação de conteúdo na plataforma digital. Um desses
recursos é o Reels, onde os vídeos de até 90 segundos podem ser gravados e
editados com as ferramentas disponibilizadas pela plataforma, sendo então
publicados em uma timeline específica para os reels. Esses vídeos podem ser
classificados por gêneros, mas o foco da análise são os reels de perfis que
propõem ensinar uma língua estrangeira, investigando como esses vídeos de
curta duração podem contribuir para o processo de ensino. O objetivo deste
trabalho é analisar o potencial de ensino dos reels publicados por quatro contas na
plataforma Instagram, investigando se esses conteúdos são estruturados com
base no conceito de competência comunicativa, conforme definido por
Celce-Murcia (2007). Espera-se que, por meio dessas publicações, o aprendiz
desenvolva suas competências na língua-alvo, por isso, é fundamental investigar
se os reels podem contribuir para o processo de ensino. A metodologia adotada é
qualitativa, pois foram selecionados quatro perfis cujos usuários possuem línguas
maternas e formações acadêmicas distintas. De cada perfil, foram coletados dez
reels, todos contendo vídeos voltados para o ensino da língua inglesa. Como as
propostas dos vídeos são semelhantes, optou-se por analisar cinco reels de cada
perfil. Durante a análise, constatou-se que as competências relacionadas a frases
prontas e explicações de léxico são recorrentes na maioria das contas, além de
algumas competências do modelo de Celce-Murcia (2007) não terem sido
contempladas. Concluiu-se que os reels podem contribuir para o processo de
ensino de LE/L2 ao fornecer dicas sobre a língua-alvo. No entanto, não é possível
classificar os reels do Instagram como espaços autossuficientes para o ensino de
LE/L2, pois não oferecem um ambiente propício para trocas e interações,
elementos fundamentais no processo de aprendizagem de uma língua. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vetromille-Castro, Rafael | |
dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |