PPGL: Dissertações e Teses
Recent Submissions
-
Notas sobre epistemologia em Análise de Discurso: a formação teórica de uma Semântica Materialista
(2024-04-30)A reflexão epistemológica é um ponto de chegada, e não um projeto de partida para o empreendimento intelectual de Michel Pêcheux, a Análise de Discurso (AD). O que se configura como uma diferença curiosa com textos produzidos ... -
Mulheres e trabalho reprodutivo: um olhar discursivo para os efeitos da pandemia nas relações generificadas
(2025-02-26)Nesta pesquisa, temos por objetivo analisar dizeres de mulheres brasileiras sobre suas condições de vida no contexto da pandemia, refletindo sobre os efeitos da crise sanitária em sua relação com o trabalho reprodutivo. ... -
Literatura e dança: a escrita do corpo feminino na poética contemporânea de Adelaide Ivánova e Angélica Freitas
(2025-03-26)Esta proposta tem como intuito investigar a escrita do corpo feminino na poesia brasileira contemporânea em sua relação com a dança, buscando aproximar as áreas de estudo. Logo, o corpus a ser investigado são as estratégias ... -
O papel da instrução explícita e do treino articulatório, via ultrassom, no desenvolvimento da produção e da percepção da vogal /a/, seguida de consoante nasal, do espanhol rioplatense, por falantes de português brasileiro
(2025-04-10)O presente trabalho tem por objetivo investigar o papel da instrução explícita e do treinamento articulatório, por meio da ultrassonografia, no desenvolvimento da vogal /a/ da língua espanhola, em contexto de nasalização, ... -
O potencial de ensino de uma língua estrangeira em REELS da plataforma Instagram
(2025-02-10)Os sites de redes sociais tornaram-se parte integrante da vida cotidiana, com os usuários digitais produzindo, compartilhando e interagindo nos sites de redes sociais. Cada aplicativo possui propostas distintas: alguns ... -
Ensino de línguas adicionais a distância: influência da Gamificação na percepção da Distância Transacional
(2025-04-08)Esta pesquisa teve como objetivo investigar a influência da Metodologia Ativa Gamificação nos níveis de Distância Transacional (DT) em um curso de inglês na modalidade Educação a Distância (EaD), a partir da percepção ... -
Tecnologias digitais e ensino de línguas: análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de Letras e das experiências de formação e pesquisa de seus professores
(2025-03-28)Passados cinco anos da pandemia de Covid-19 no Brasil, a pergunta que ainda ecoa e que se constitui como questão-chave desta tese é: como a formação inicial tem preparado os professores de línguas para articular ensino ... -
Direitos Linguísticos dos Surdos nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul: reflexões sobre a Implementação do Artigo 13 do Decreto 5.626
(2024-12-19)A presente Tese investiga o impacto do artigo 13 do Decreto 5.626/2005 nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul, com ênfase na promoção e proteção dos direitos linguísticos dos surdos no contexto educacional. O ... -
Educação a distância no ensino superior: a construção de identidades docentes
(2024-11-22)A presente tese tem como objetivo investigar, com base em narrativas de um grupo de três docentes, os processos de construção identitária vivenciados por professores e professoras de cursos de graduação de diferentes ... -
(Re)Aprender a rezar na era da técnica: experiência e aura nos romances da tetralogia O Reino, de Gonçalo M. Tavares
(2024-12-16)O presente estudo tem o objetivo de analisar as narrativas que compõem a tetralogia O Reino, a qual é composta pelos livros: Um homem: Klaus Klump (2007 [2003]), A máquina de Joseph Walser (n/i [2004]), Jerusalém (2006 ... -
Saussure e a linguística geral: entre leis científicas e princípios filosóficos
(2024-12-20)O intuito desta tese é avaliar o que uma investigação filosófica da noção de princípios e de leis, partindo do CLG e outras fontes do corpus saussuriano, pode nos esclarecer do pensamento do mestre genebrino e, ... -
O ritmo feminino do poema Storni: uma proposta de tradução de poemas selecionados à luz da poética do traduzir
(2024-12-18)Este trabalho tem por objetivo discutir, analisar, traduzir e refletir sobre o poema Storni, considerando a obra de Alfonsina Storni como um conjunto que possibilita pensar e re-pensar conceitos particulares. Tal discussão ... -
A tríade pronominal na obra O Estrangeiro, de Albert Camus: uma intersecção entre os estudos da linguagem, da filosofia e da literatura
(2024-12-17)Esta tese explora uma discussão pronominal a partir da intersecção entre os estudos linguísticos, literários e filosóficos, com foco nos pronomes e suas implicações sobre a subjetividade e a experiência humana. Analisar ... -
"Tudo que você toca, você Muda": a reprodução do cenário distópico do Capitaloceno e a construção de estratégias utópico-religiosas em A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos, de Octavia Butler
(2023-03-10)As obras de Octavia Butler nos convidam a transcender os medos e anseios contemporâneos que são projetados na obra para um futuro distópico e representam através do espaço psicológico, físico e social, como se reproduz ... -
Desenvolvimento linguístico das vogais baixas anteriores do inglês como L2: o papel da instrução explícita e treinamento articulatório mediada pelo ultrassom
(2024-12-20)A presente dissertação aborda o papel da instrução explícita e do treinamento articulatório, por meio da ultrassonografia, no processo desenvolvimental das vogais frontais baixas /æ/ e /Ɛ/ do inglês por aprendizes ... -
Aplicabilidade dos parâmetros para uma educação dialógica Alteritária visando ao aluno como sujeito de sua aprendizagem
(2024-12-19)Esta pesquisa investiga a aplicabilidade dos parâmetros da educação dialógica alteritária na promoção da autonomia discente, fundamentando-se nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e o Círculo, Lev Vygotsky e ... -
A tradução como índice global de subjetividade: uma análise das traduções de the sun and her flowers de Rupi Kaur
(2024-11-13)Este estudo propõe uma reflexão que aborda a questão da tradução como um índice global de subjetividade, unindo os estudos da tradução, mais particularmente a noção de invisibilidade na tradução proposta do Venuti ... -
O Google Classroom como ferramenta de ensino de língua espanhola no ensino híbrido da EJA de uma escola de Capão do Leão: uma análise a partir dos princípios de usabilidade
(2023-05-19)O presente estudo de abordagem qualitativa tem o objetivo de analisar, através dos princípios de usabilidade, a “Plataforma Google Classroom” (PGC) na modalidade de ensino híbrido para a educação de jovens e adultos ... -
A percepção do processo de internacionalização por docentes e discentes de pós-graduação
(2023-03-27)A internacionalização das instituições de ensino superior, considerada como o processo de “integração das dimensões internacional, intercultural ou global no propósito, função ou oferta da educação superior” (KNIGHT, 2003, ... -
A influência da língua materna nos erros ortográficos de vogais no aprendizado de inglês por falantes de português
(2024-04-18)Este trabalho teve como objetivo investigar a influência da língua materna nos erros ortográficos das vogais, quando produzidos em fase inicial da escrita de estudantes brasileiros aprendizes de inglês como língua ...