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As atitudes linguísticas de estudantes, falantes de línguas minoritárias de imigração, em relação à diversidade linguística escolar do Campus IFSul - Visconde da Graça/CaVG

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Tese_Andréa Ualt Fonseca.pdf (1.811Mb)
Data
2025-03-27
Autor
Fonseca, Andréa Ualt
Metadata
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Resumo
Esta Tese apresenta um estudo sobre as atitudes linguísticas dos estudantes falantes de línguas minoritárias de imigração alemã, no contexto do Campus IFSul/Pelotas-Visconde da Graça/CaVG (doravante Campus CaVG). A pesquisa adotou uma abordagem metodológica multiestratégica, combinando métodos diretos e indiretos. O objetivo central foi investigar as atitudes linguísticas dos estudantes falantes de línguas minoritárias de imigração no Campus CaVG, explorando como eles percebem e avaliam a diversidade linguística escolar, suas línguas minoritárias e a sua variedade de português. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três etapas: (i) Mapeamento Linguístico Acadêmico (MLA), para identificar falantes de línguas minoritárias na comunidade acadêmica; (ii) teste de Matched Guise, que avaliou a percepção dos participantes sobre diferentes sotaques e registros do português, espanhol, francês, inglês, alemão e pomerano; e (iii) entrevistas sociolinguísticas, por meio das quais analisou-se a consciência sociolinguística dos participantes. Os resultados indicaram que as atitudes linguísticas dos participantes seguem uma lógica de prestígio e funcionalidade, alocando em três dimensões: atratividade, solidariedade e status. As línguas estrangeiras curriculares foram associadas à mobilidade e ascensão social. Já as línguas minoritárias foram fortemente vinculadas à identidade e ao pertencimento comunitário. O sotaque emergiu como marcador social e identitário. No Matched Guise, os participantes associaram diferentes traços linguísticos a atributos como competência, confiabilidade e informalidade, reproduzindo uma estereotipia de hierarquização das línguas. No entanto, nas entrevistas demonstraram um maior grau de consciência sociolinguística, sugerindo que a percepção espontânea dos idiomas pode ser relativizada quando submetida a uma reflexão metalinguística, revelando uma discrepância tênue entre os dados. Além disso, observou-se que, embora influenciados pela norma-padrão, os participantes demonstraram certa flexibilidade na avaliação de diferentes registros do português. A conclusão do estudo aponta para a necessidade de repensar as políticas linguísticas educacionais, que ampliem o reconhecimento institucional das línguas minoritárias. Da mesma forma, reforça a importância de uma educação linguística crítica, uma pedagogia plurilíngue que valorize a diversidade e a identidade sociolinguística dos falantes.
 
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18299
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [305]

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