• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Potencialidades do uso da argila para o engajamento de uma criança com autismo em práticas de sala de aula

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Kamila_Bitencourt_dissertação.pdf (1.338Mb)
Data
2025-07-29
Autor
Bitencourt, Kamila Ferreira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação investiga as potencialidades do uso da argila como ferramenta para promover o engajamento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em atividades escolares. Fundamentada nos pressupostos do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) e nas práticas baseadas em evidências (PBEs), a pesquisa adota uma abordagem metodológica de métodos mistos (quanti e qualitativa), utilizando delineamento de reversão (AxBxAxB) em estudo experimental de caso único. O objetivo foi avaliar o nível de engajamento da participante durante atividades práticas propostas com e sem o uso da argila. A intervenção foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede privada com uma aluna do 6º ano, não verbal, diagnosticada com TEA nível II de suporte e Síndrome de Down, nas disciplinas de História e Geografia. Os resultados apontaram um aumento significativo nos índices de engajamento durante a intervenção, sugerindo que a argila, por seu caráter sensorial, expressivo e inclusivo, pode ser um recurso eficaz para promover maior participação e atenção de alunos com autismo em sala de aula. A pesquisa também evidencia a necessidade de ampliação de estudos que investiguem o uso de materiais artísticos no contexto da educação inclusiva, contribuindo para a formação docente e para a construção de práticas pedagógicas mais equitativas e sensíveis à diversidade.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17703
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [807]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV