| dc.creator | Bitencourt, Kamila Ferreira | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-29T19:10:37Z | |
| dc.date.available | 2025-09-29 | |
| dc.date.available | 2025-09-29T19:10:37Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-29 | |
| dc.identifier.citation | BITENCOURT, Kamila Ferreira. Potencialidades do uso da argila para o engajamento de uma criança com autismo em práticas de sala de aula. 2025. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17703 | |
| dc.description.abstract | This dissertation investigates the potential of using clay as a tool to promote the engagement of a child with Autism Spectrum Disorder (ASD) in school activities. Grounded in the principles of Universal Design for Learning (UDL) and EvidenceBased Practices (EBPs), the research adopts a mixed-methods approach (quantitative and qualitative), using a reversal design (AxBxAxB) in a single-case experimental study. The objective was to assess the participant's level of engagement during practical activities proposed with and without the use of clay. The intervention was carried out in a private elementary school with a 6th-grade, non-verbal student diagnosed with level II support ASD and Down Syndrome, within the subjects of History and Geography. The results indicated a significant increase in engagement levels during the intervention, suggesting that clay—due to its sensory, expressive, and inclusive qualities—can be an effective resource for promoting greater participation and attention among students with autism in the classroom. The research also highlights the need for further studies investigating the use of artistic materials in the context of inclusive education, contributing to teacher training and the development of more equitable and sensitive pedagogical practices that embrace diversity. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Argila | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| dc.subject | Art education | pt_BR |
| dc.subject | School inclusion | pt_BR |
| dc.subject | Clay | pt_BR |
| dc.subject | Autism Spectrum Disorder | pt_BR |
| dc.title | Potencialidades do uso da argila para o engajamento de uma criança com autismo em práticas de sala de aula | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6010093016753526 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1925189093877793 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação investiga as potencialidades do uso da argila como ferramenta para promover o engajamento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em atividades escolares. Fundamentada nos pressupostos do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) e nas práticas baseadas em evidências (PBEs), a pesquisa adota uma abordagem metodológica de métodos mistos (quanti e qualitativa), utilizando delineamento de reversão (AxBxAxB) em estudo experimental de caso único. O objetivo foi avaliar o nível de engajamento da participante durante atividades práticas propostas com e sem o uso da argila. A intervenção foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede privada com uma aluna do 6º ano, não verbal, diagnosticada com TEA nível II de suporte e Síndrome de Down, nas disciplinas de História e Geografia. Os resultados apontaram um aumento significativo nos índices de engajamento durante a intervenção, sugerindo que a argila, por seu caráter sensorial, expressivo e inclusivo, pode ser um recurso eficaz para promover maior participação e atenção de alunos com autismo em sala de aula. A pesquisa também evidencia a necessidade de ampliação de estudos que investiguem o uso de materiais artísticos no contexto da educação inclusiva, contribuindo para a formação docente e para a construção de práticas pedagógicas mais equitativas e sensíveis à diversidade. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Camargo, Síglia Pimentel Hoher | |
| dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |