• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Potencialidades do uso da argila para o engajamento de uma criança com autismo em práticas de sala de aula

Thumbnail
View/Open
Kamila_Bitencourt_dissertação.pdf (1.338Mb)
Date
2025-07-29
Author
Bitencourt, Kamila Ferreira
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta dissertação investiga as potencialidades do uso da argila como ferramenta para promover o engajamento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em atividades escolares. Fundamentada nos pressupostos do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) e nas práticas baseadas em evidências (PBEs), a pesquisa adota uma abordagem metodológica de métodos mistos (quanti e qualitativa), utilizando delineamento de reversão (AxBxAxB) em estudo experimental de caso único. O objetivo foi avaliar o nível de engajamento da participante durante atividades práticas propostas com e sem o uso da argila. A intervenção foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede privada com uma aluna do 6º ano, não verbal, diagnosticada com TEA nível II de suporte e Síndrome de Down, nas disciplinas de História e Geografia. Os resultados apontaram um aumento significativo nos índices de engajamento durante a intervenção, sugerindo que a argila, por seu caráter sensorial, expressivo e inclusivo, pode ser um recurso eficaz para promover maior participação e atenção de alunos com autismo em sala de aula. A pesquisa também evidencia a necessidade de ampliação de estudos que investiguem o uso de materiais artísticos no contexto da educação inclusiva, contribuindo para a formação docente e para a construção de práticas pedagógicas mais equitativas e sensíveis à diversidade.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17703
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [807]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV