dc.creator | Moreira, Laís Garcia | |
dc.date.accessioned | 2025-04-26T13:31:40Z | |
dc.date.available | 2025-04-25 | |
dc.date.available | 2025-04-26T13:31:40Z | |
dc.date.issued | 2024-09-25 | |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Laís Garcia. O Youtube e a produção do conhecimento geográfico. Orientador: César Augusto Ferrari Martinez. 2023. 75 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15819 | |
dc.description.abstract | The interaction of individuals with the Internet has happened in an accentuated way in recent years, with the advent of technology transforming multiple aspects of social relations, above all, the production of knowledge. Nesse sense, or YouTube as the main video platform in the world, forms an environment that introduces a new culture of consumption of audiovisual content, with suggestions shaped by algorithms and permeated by users who actively participate in dialogue as itself. In this scenario, the objective of this research is to carry out an analysis of the geographical knowledge produced from the online video platform called Youtube to identify modalities of uses and interactions with the platform. For this reason, a dense description was made of three channels with a large number of subscribers that produced knowledge with geographical content: “Você Sabia?”, “Fatos Desconhecidos”, and “Incrível”. From this analysis, categorizations were carried out on the main themes, resources and approaches used, in addition to an investigation on the context of interaction between the users of the selected videos. The study showed that (1) the knowledge produced by a large scope of visualizations and interactions; (2) uses sensationalist language that constantly challenges users; (3) It is produced, among subscribers, a crisis of legitimacy of the school and its teachers.
VOLZ, Josué Kuhn. Empresas transnacionais e geopolítica contemporânea: as dinâmicas entre Brasil, China e Estados Unidos da América na cadeia global de valor da soja. 2025. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Youtube | pt_BR |
dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento Geográfico | pt_BR |
dc.subject | Netnografia | pt_BR |
dc.subject | Social networks | pt_BR |
dc.subject | Geographic knowledge | pt_BR |
dc.subject | Nethnotgraphy | pt_BR |
dc.title | O Youtube e a produção do conhecimento geográfico | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1220702294311457 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8157847801697960 | pt_BR |
dc.description.resumo | A interação de indivíduos com a internet passou a ocorrer de forma acentuada nos últimos anos, com isso o advento da tecnologia transformou múltiplos aspectos das relações sociais, sobretudo, da produção de conhecimento. Nesse sentido, o Youtube como principal plataforma de vídeos do mundo, conforma um ambiente que introduz uma nova cultura de consumo de conteúdo audiovisual, com sugestões moldadas por algoritmos e permeadas por usuários que participam ativamente no diálogo com a mesma. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise do conhecimento geográfico produzido a partir da plataforma de vídeos online denominada Youtube para identificar modalidades de usos e interações com a plataforma. Para tanto, foi realizada uma descrição densa de três canais com grande número de inscritos que produzem conhecimento com teor geográfico: “Você Sabia?”, “Fatos Desconhecidos” e “Incrível”. A partir dessa análise, foram realizadas categorizações dos principais temas, recursos e abordagens utilizadas, além de uma investigação sobre o contexto de interação entre os usuários dos vídeos escolhidos. O estudo mostrou que (1) o conhecimento produzido tem grande alcance de visualizações e interações; (2) utiliza uma linguagem sensacionalista que interpela os usuários constantemente; (3) gerase, entre os usuários dos vídeos, uma crise de legitimidade da escola e de seus professores. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martinez, César Augusto Ferrari | |
dc.subject.cnpq1 | GEOGRAFIA | pt_BR |