• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Youtube e a produção do conhecimento geográfico

Thumbnail
Ver/
Lais_Moreira_Dissertação.pdf (2.203Mb)
Fecha
2024-09-25
Autor
Moreira, Laís Garcia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A interação de indivíduos com a internet passou a ocorrer de forma acentuada nos últimos anos, com isso o advento da tecnologia transformou múltiplos aspectos das relações sociais, sobretudo, da produção de conhecimento. Nesse sentido, o Youtube como principal plataforma de vídeos do mundo, conforma um ambiente que introduz uma nova cultura de consumo de conteúdo audiovisual, com sugestões moldadas por algoritmos e permeadas por usuários que participam ativamente no diálogo com a mesma. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise do conhecimento geográfico produzido a partir da plataforma de vídeos online denominada Youtube para identificar modalidades de usos e interações com a plataforma. Para tanto, foi realizada uma descrição densa de três canais com grande número de inscritos que produzem conhecimento com teor geográfico: “Você Sabia?”, “Fatos Desconhecidos” e “Incrível”. A partir dessa análise, foram realizadas categorizações dos principais temas, recursos e abordagens utilizadas, além de uma investigação sobre o contexto de interação entre os usuários dos vídeos escolhidos. O estudo mostrou que (1) o conhecimento produzido tem grande alcance de visualizações e interações; (2) utiliza uma linguagem sensacionalista que interpela os usuários constantemente; (3) gerase, entre os usuários dos vídeos, uma crise de legitimidade da escola e de seus professores.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15819
Colecciones
  • PPGeo: Dissertações e Teses [100]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV