• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Youtube e a produção do conhecimento geográfico

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Lais_Moreira_Dissertação.pdf (2.203Mb)
Data
2024-09-25
Autor
Moreira, Laís Garcia
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A interação de indivíduos com a internet passou a ocorrer de forma acentuada nos últimos anos, com isso o advento da tecnologia transformou múltiplos aspectos das relações sociais, sobretudo, da produção de conhecimento. Nesse sentido, o Youtube como principal plataforma de vídeos do mundo, conforma um ambiente que introduz uma nova cultura de consumo de conteúdo audiovisual, com sugestões moldadas por algoritmos e permeadas por usuários que participam ativamente no diálogo com a mesma. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise do conhecimento geográfico produzido a partir da plataforma de vídeos online denominada Youtube para identificar modalidades de usos e interações com a plataforma. Para tanto, foi realizada uma descrição densa de três canais com grande número de inscritos que produzem conhecimento com teor geográfico: “Você Sabia?”, “Fatos Desconhecidos” e “Incrível”. A partir dessa análise, foram realizadas categorizações dos principais temas, recursos e abordagens utilizadas, além de uma investigação sobre o contexto de interação entre os usuários dos vídeos escolhidos. O estudo mostrou que (1) o conhecimento produzido tem grande alcance de visualizações e interações; (2) utiliza uma linguagem sensacionalista que interpela os usuários constantemente; (3) gerase, entre os usuários dos vídeos, uma crise de legitimidade da escola e de seus professores.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15819
Collections
  • PPGeo: Dissertações e Teses [100]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV