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Tecnologias digitais e ensino de línguas: análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de Letras e das experiências de formação e pesquisa de seus professores

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Tese_Caroline Gonçalves Feijó Quadrado.pdf (8.793Mb)
Data
2025-03-28
Autor
Quadrado, Caroline Gonçalves Feijó
Metadata
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Resumo
Passados cinco anos da pandemia de Covid-19 no Brasil, a pergunta que ainda ecoa e que se constitui como questão-chave desta tese é: como a formação inicial tem preparado os professores de línguas para articular ensino e tecnologias digitais, tanto em contextos de ensino emergenciais, quanto no cotidiano escolar? A partir deste questionamento, o objetivo geral desta tese é investigar a preparação dos professores de línguas para o ensino com tecnologias digitais no processo de formação inicial. Especificamente, a intenção é: a) identificar as affordances para o ensino de línguas com tecnologias digitais presentes nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) presenciais de licenciatura em Letras (Português, Espanhol e Inglês) mais bem avaliados no ENADE; e b) verificar as experiências de formação e de pesquisa dos formadores de professores vinculados a esses cursos que tenham relação com tecnologias digitais. Epistemologicamente, seguimos a perspectiva ecológica (Van Lier, 2004) porque entendemos que a preparação vem da habilidade do professor em reconhecer em seu ambiente e nos recursos pedagógicos escolhidos possibilidades de ação para o ensino de línguas com tecnologias digitais. Essas possibilidades de ação estão alinhadas ao conceito de affordances (Van Lier, 2004) e envolvem: a identificação, a exploração e a reflexão acerca do uso das tecnologias digitais nas diferentes práticas de linguagem emergentes da atual sociedade digital; assim como seu potencial pedagógico para proporcionar a autonomia e a construção colaborativa do conhecimento em ambientes educacionais que vão além do espaço físico da sala de aula. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental qualitativa, ancorada em análise de conteúdo (Bardin, 2011) e dividida em duas etapas: (1) levantamento e análise de projetos pedagógicos de cursos de Letras; (2) levantamento e análise de experiências de formação e de pesquisa dos professores desses cursos. De modo geral, todos os PPCs apresentam algum tipo de affordance relacionada com o ensino de línguas e tecnologias digitais e possuem professores com atuação e/ou formação na área, ainda que com baixos percentuais. No entanto, as affordances podem não ser acessadas por todos os alunos em todos os cursos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15725
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [296]

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