• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Tecnologias digitais e ensino de línguas: análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de Letras e das experiências de formação e pesquisa de seus professores

Thumbnail
View/Open
Tese_Caroline Gonçalves Feijó Quadrado.pdf (8.793Mb)
Date
2025-03-28
Author
Quadrado, Caroline Gonçalves Feijó
Metadata
Show full item record
Abstract
Passados cinco anos da pandemia de Covid-19 no Brasil, a pergunta que ainda ecoa e que se constitui como questão-chave desta tese é: como a formação inicial tem preparado os professores de línguas para articular ensino e tecnologias digitais, tanto em contextos de ensino emergenciais, quanto no cotidiano escolar? A partir deste questionamento, o objetivo geral desta tese é investigar a preparação dos professores de línguas para o ensino com tecnologias digitais no processo de formação inicial. Especificamente, a intenção é: a) identificar as affordances para o ensino de línguas com tecnologias digitais presentes nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) presenciais de licenciatura em Letras (Português, Espanhol e Inglês) mais bem avaliados no ENADE; e b) verificar as experiências de formação e de pesquisa dos formadores de professores vinculados a esses cursos que tenham relação com tecnologias digitais. Epistemologicamente, seguimos a perspectiva ecológica (Van Lier, 2004) porque entendemos que a preparação vem da habilidade do professor em reconhecer em seu ambiente e nos recursos pedagógicos escolhidos possibilidades de ação para o ensino de línguas com tecnologias digitais. Essas possibilidades de ação estão alinhadas ao conceito de affordances (Van Lier, 2004) e envolvem: a identificação, a exploração e a reflexão acerca do uso das tecnologias digitais nas diferentes práticas de linguagem emergentes da atual sociedade digital; assim como seu potencial pedagógico para proporcionar a autonomia e a construção colaborativa do conhecimento em ambientes educacionais que vão além do espaço físico da sala de aula. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental qualitativa, ancorada em análise de conteúdo (Bardin, 2011) e dividida em duas etapas: (1) levantamento e análise de projetos pedagógicos de cursos de Letras; (2) levantamento e análise de experiências de formação e de pesquisa dos professores desses cursos. De modo geral, todos os PPCs apresentam algum tipo de affordance relacionada com o ensino de línguas e tecnologias digitais e possuem professores com atuação e/ou formação na área, ainda que com baixos percentuais. No entanto, as affordances podem não ser acessadas por todos os alunos em todos os cursos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15725
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [296]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV