Tecnologias digitais e ensino de línguas: análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de Letras e das experiências de formação e pesquisa de seus professores

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Data
2025-03-28Autor
Quadrado, Caroline Gonçalves Feijó
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Passados cinco anos da pandemia de Covid-19 no Brasil, a pergunta que ainda
ecoa e que se constitui como questão-chave desta tese é: como a formação
inicial tem preparado os professores de línguas para articular ensino e
tecnologias digitais, tanto em contextos de ensino emergenciais, quanto no
cotidiano escolar? A partir deste questionamento, o objetivo geral desta tese é
investigar a preparação dos professores de línguas para o ensino com
tecnologias digitais no processo de formação inicial. Especificamente, a
intenção é: a) identificar as affordances para o ensino de línguas com
tecnologias digitais presentes nos projetos pedagógicos de cursos (PPC)
presenciais de licenciatura em Letras (Português, Espanhol e Inglês) mais bem
avaliados no ENADE; e b) verificar as experiências de formação e de pesquisa
dos formadores de professores vinculados a esses cursos que tenham relação
com tecnologias digitais. Epistemologicamente, seguimos a perspectiva
ecológica (Van Lier, 2004) porque entendemos que a preparação vem da
habilidade do professor em reconhecer em seu ambiente e nos recursos
pedagógicos escolhidos possibilidades de ação para o ensino de línguas com
tecnologias digitais. Essas possibilidades de ação estão alinhadas ao conceito
de affordances (Van Lier, 2004) e envolvem: a identificação, a exploração e a
reflexão acerca do uso das tecnologias digitais nas diferentes práticas de
linguagem emergentes da atual sociedade digital; assim como seu potencial
pedagógico para proporcionar a autonomia e a construção colaborativa do
conhecimento em ambientes educacionais que vão além do espaço físico da
sala de aula. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental
qualitativa, ancorada em análise de conteúdo (Bardin, 2011) e dividida em duas
etapas: (1) levantamento e análise de projetos pedagógicos de cursos de
Letras; (2) levantamento e análise de experiências de formação e de pesquisa
dos professores desses cursos. De modo geral, todos os PPCs apresentam
algum tipo de affordance relacionada com o ensino de línguas e tecnologias
digitais e possuem professores com atuação e/ou formação na área, ainda que
com baixos percentuais. No entanto, as affordances podem não ser acessadas
por todos os alunos em todos os cursos.