• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar PPGE: Dissertações e Teses fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Listar PPGE: Dissertações e Teses fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Listar PPGE: Dissertações e Teses fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar PPGE: Dissertações e Teses por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 790

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Currículo e ensino de arquitetura e Urbanismo no CAU/UFPel 

      Pintado, Ricardo Luis Sampaio (2000-01-19)
      A presente dissertação tem por objeto de estudo a trajetória do ensino de arquitetura e urbanismo na Universidade Federal de Pelotas, através da análise dos currículos do curso. Para compreender os processos implicados na ...
    • O Gaúcho, a Dominação Masculina e a Educação na Fronteira Sul-Riograndense: o Passado no Presente 

      Guedes, Berenice Lagos (2004-03-22)
      Este trabalho analisa algumas das repercussões da dominação masculina na região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai no processo educacional e na trajetória profissional das professoras -alunas que cursaram o ...
    • Pesquisa em sala de aula e a formação do professor pesquisador: análise de um caso. 

      Teixeira, Ana Lúcia Silveira (2005-01-09)
      Relata-se o desenvolvimento do projeto de ensino “Água na cidade de Bagé”, referenciado pelos pressupostos da pesquisa em sala de aula, conforme o Modelo de Investigação na Escola (MIE), cujo objetivo principal foi o de ...
    • Um discurso clandestino sobre sexo na escola. 

      Kellermann, Maristela Schein (2005-01-13)
      O fio condutor deste trabalho consiste em mapear através de fotografias um dos escapamentos, vazamentos, que são as escritas/ desenhos ditos “clandestinos” das portas dos banheiros tanto masculinos como femininos utilizados ...
    • Cenas do palco invisível: os matriciamentos que tecem a formação dos educadores da cena teatral das escolas pelotenses. 

      Piegaz, Acevesmoreno Flores (2005-01-21)
      Esta pesquisa busca investigar os matriciamentos que potencializam o trajeto de professores que trabalham com ensino de teatro nas escolas de Pelotas, RS, Brasil, sob a perspectiva do imaginário. O estudo tem sua gênese ...
    • Livro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943-1995). 

      Alves, Antônio Maurício Medeiros (2005-02-10)
      A presente Dissertação de Mestrado realiza uma abordagem histórica da disciplina de Matemática a partir da análise documental de livros didáticos, inserindo-se no campo da História da Educação. O recorte temporal definido ...
    • Relação professor-aluno: interações na disciplina de algoritmos. 

      Bordini, Adriana (2005-02-15)
      Com esta pesquisa, procurou-se conhecer quem é o docente de Algoritmos nas três instituições pesquisadas e como acontece a aproximação professor-aluno na sala de aula e laboratório de informática. Para tal, buscou-se ...
    • Os alunos não são mais os mesmos. A escola também... pode não ser!: do pátio à calçada: construindo uma escola sem violência. 

      Montardo, Alice Maria Szezepanski (2005-03-24)
      Este trabalho apresenta pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida em Pelotas, RS, revelando ao longo de doze capítulos uma experiência onde os problemas de indisciplina/violência têm ...
    • Design, imaginário e cultura: memórias e re-apresentações do doce de Pelotas como aportes na formação do designer. 

      Martins, Irapuã Pacheco (2005-04-24)
      Este trabalho que trata de uma investigação sobre o ensino do Design, a partir dos estudos do Imaginário, tem como mote a cultura do doce pelotense e foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Educação – Curso ...
    • Pedagogia amordaçada: uma ruptura na rede da vida? 

      Fernandes, Eliana da Fonseca (2005-05-05)
      Frente à crise paradigmática que estamos vivenciando é imprescindível refletirmos e discutirmos a relação entre professores (as) e alunos (as). É impossível que como educadores críticos, continuemos a exercer nossa atividade ...
    • Professores e educação ambiental: uma relação produtiva. 

      Dutra, Mara Rejane Osório (2005-06-18)
      Este trabalho enfoca a relação dos professores com a Educação Ambiental (EA). A partir da análise de um conjunto de discursos que são utilizados por onze professores de escolas municipais de Pelotas, mostro que as ...
    • Histórias de vida de professoras: analisando escritas autobiográficas de professoras em formação. 

      André, Márcia Berenice Pereira (2005-07-17)
      No decorrer deste trabalho, realiza-se a descrição e análise de doze memoriais de formação – autonarrativas escritas por alunas-professoras durante a formação continuada no Programa Especial para Formação de Professores ...
    • Um estudo sobre a aquisição da ortografia nas séries iniciais. 

      Guimaraes, Marisa Carlota Rosa (2005-08-20)
      Este trabalho de pesquisa descreve e analisa dados de aquisição da ortografia a partir do estudo dos textos produzidos, de forma espontânea, por seis crianças de duas escolas da cidade de Pelotas: Escola Municipal Bibiano ...
    • Narrativas entrelaçadas: conversando sobre leituras e lembranças de escola com mulheres que se "encontram" em um salão de beleza de cultura afro. 

      Cunha, Aline Lemos da (2005-08-26)
      Este trabalho traz reflexões tecidas em uma pesquisa realizada no Curso de Mestrado em Educação da UFPel, a qual, desenvolvida em um Salão de Beleza de Cultura Afro, na cidade do Rio Grande, teve como foco perceber, nas ...
    • Ensino jurídico: avaliando a aprendizagem a partir de uma experiência de associação teoria/prática. 

      Neves, Rita de Araujo (2005-09-01)
      Este trabalho tem como enfoque principal a aprendizagem, no contexto do ensino jurídico, e é constituído por uma pesquisa qualitativa que avaliou uma metodologia de ensino caracterizada pela associação teoria/prática em ...
    • Educação no cárcere: possibilidades e limites para a inclusão/libertação social do apenado: refletindo com o Presídio Regional de Pelotas. 

      Stanieski, Nilda Margarete (2005-12-21)
      A presente dissertação consiste na investigação das possibilidades e dos limites da educação para a inclusão/libertação do apenado/apenada no Presídio Regional de Pelotas. Questiono acerca da libertação do ser humano diante ...
    • Imaginários das mães-mulheres que se corporificam na dança da professora negra. 

      Silveira, Raquel Moreira (2006-01-14)
      Esta pesquisa realizou-se no programa de pós-graduação, em Educação, nível mestrado, da UFPel, na temática que trata das relações entre Educação, Imaginário e Representações Simbólicas. O trabalho trata de uma investigação ...
    • Estratégias de leitura em sala de aula de língua estrangeira – Inglês. 

      Boéssio, Cláudia Pureza Duarte (2006-01-20)
      Este estudo tem a finalidade de descrever o trabalho realizado na disciplina de Inglês, junto a uma turma de 8ª série noturna, da Escola Municipal Dr. Brum Azeredo, na cidade de Pelotas – RS, bem como avaliar os resultados ...
    • Metodologia de projetos: vivências, resoluções de problemas e colaboração na experiência educativa. 

      Garcia, Daniel Espírito Santo (2006-02-16)
      Este trabalho apresenta uma investigação de cunho qualitativo, cujo objetivo foi analisar os resultados do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio da Metodologia de Projetos em uma turma do Módulo II do Curso ...
    • A licenciatura de geografia como suporte para a emancipação dos professores: alunos no projeto de licenciatura: Jaguarão e região. 

      Rodrigues, Paulo Roberto Quintana (2006-03-06)
      A dissertação aborda um processo de formação proposto por um grupo de professores do curso de Geografia da Universidade Federal de Pelotas e coordenado pelo autor desta dissertação. Tratou-se de uma experiência que procurou ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV