Ensino jurídico: avaliando a aprendizagem a partir de uma experiência de associação teoria/prática.
Resumo
Este trabalho tem como enfoque principal a aprendizagem, no contexto do ensino jurídico, e é constituído por uma pesquisa qualitativa que avaliou uma metodologia de ensino caracterizada pela associação teoria/prática em um minicurso sobre Direito Processual Penal. A experiência de ensino foi realizada com um grupo de alunos do Curso de Direito da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), instituição na qual a autora leciona a disciplina de Direito Processual Penal. A investigação visou a analisar os elementos que tornam essa metodologia, segundo a autora, bem sucedida, examinando seu impacto e abrindo um espaço para discussão e possíveis reformulações. O embasamento teórico utilizado foi construído a partir de aspectos particulares da Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky - como o sistema de formação de conceitos, o papel mediador do professor e a imitação como instrumento de aprendizagem - bem como a partir dos estudos de autores pós-vygotskyanos, como é o caso de Gordon Wells, que desenvolveu o conceito de Comunidade de Indagação. Além desses, também as idéias acerca da Transição Paradigmática na Educação de Boaventura de Sousa Santos e aquelas sobre o Professor Reflexivo - de Donald Schön e Isabel Alarcão - foram de extrema relevância na elaboração da pesquisa. A avaliação do minicurso foi realizada a partir das observações da professora/pesquisadora (notas de campo) e de avaliações dos alunos (questionário escrito e discussão grupal). Ela permitiu concluir que a associação teoria/prática no ensino do direito trouxe, como benefício, um maior grau de autonomia e segurança aos alunos, no que tange à prática dos procedimentos teóricos estudados em aula, além de despertar o seu interesse pelo conteúdo trabalhado e a busca de novas informações e experiências relacionadas com ele. A avaliação da experiência também sugere que os alunos tiveram um ótimo aproveitamento em termos de aprendizagem, que foi potencializado, também, pela constituição de uma comunidade de aprendizagem em aula: nela, a contribuição dos alunos foi incentivada e valorizada. O trabalho também ilustra os processos e benefícios advindos de uma postura reflexiva, como a que foi assumida pela professora durante o minicurso.
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