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O Baú dos Meus Guardados: Imaginários e lembranças das primeiras vivências escolares

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Annanda_Dileia_Jablonski_Dissertacao.pdf (9.049Mb)
Date
2011-04-08
Author
Jablonski, Annanda Diléia
Metadata
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Abstract
Este trabalho trata-se de uma pesquisa sobre os imaginários e as lembranças das primeiras vivências escolares e teve como objetivo geral desenvolver um estudo sobre a relevância da memória e do imaginário como potências de autoformação. O foco teórico ancora-se nos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O sujeito principal foi a própria pesquisadora, tendo como questão de investigação o seguinte: que imagens emergem dos reservatórios da minha memória dos três primeiros anos escolares? Como forma de responder a essa questão, a pesquisadora buscou no seu Baú dos Guardados, todas as imagens-lembranças e recordações das referidas vivências. Também contribuíram para a pesquisa três ex-colegas daquele tempo, que atuaram como eco-evocadores de memórias. Nesse percurso, descobriu-se que as lembranças dos três primeiros anos escolares presentificam-se como ressonâncias, cujas repercussões fazem parte do processo de autoformação da pesquisada, no âmbito pessoal e profissional. Tal constatação possibilitou um maior autoconhecimento em torno das questões humanas e formadoras, sobretudo, em se tratando da apropriação destes reservatórios como potências formadoras de alunos, principalmente no que se refere ao primeiro contato com a instituição escola. Por isso, é possível inferir que a evocação das memórias e o resgate do imaginário como reservatório dos processos iniciais de formação são de suma importância para o trajeto autoformativo do ser humano. Esta pesquisa evidencia, portanto, que a memória e o imaginário desempenham papel fundamental no autoconhecimento e constituem-se em potências de autoformação, na medida em que ajudam a problematizar as imagens autoformadoras que habitam os reservatórios do imaginário humano repleto de sentidos construídos individual e socialmente
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1754
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

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