Mostrar registro simples

dc.creatorJablonski, Annanda Diléiapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:27Z
dc.date.available2012-04-23pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:27Z
dc.date.issued2011-04-08pt_BR
dc.identifier.citationJABLONSKI, Annanda Diléia. O Baú dos Meus Guardados: Imaginários e lembranças das primeiras vivências escolares. 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1754
dc.description.abstractThis work is a research about the imaginaries and memories of the first school experiences and aimed to develop a study on the relevance of memory and imaginary as potencies of self-formation. The theoretical focus is founded on studies developed by the Group of Studies and Research about Imaginary, Education, and Memory (GEPIEM), of the Federal University of Pelotas (UFPel). The main subject was the researcher herself, with the following investigation question: which images emerge from the reservoirs of my memory of the first three school years? As a way to answer this question, the researcher looked in her Chest of Saved, all the imagesremembrances and recollections of those experiences. Also contributed to the research, three former colleagues of that time, who acted as eco-evokers of memories. Along the way, it was discovered that the memories of the first three school years become presents as resonances, whose repercussions are part of the process of self-formation of the researcher, personally and professionally. This finding allowed a greater self-knowledge about human and forming issues, mostly, when it comes to ownership of these reservoirs as forming potencies of students, especially in what refers to the first contact with the school institution. Therefore, it s possible to infer that the evocation of memories and the rescue of the imaginary as a reservoir of the initial processes of formation are extremely important to the path of the human being s self-formation. This research evidences, then, that the memory and the imaginary play a fundamental role in self-knowledge and constitute themselves into potencies of self-formation, as it helps to discuss the self-forming images which inhabit the reservoirs of the human imaginary full of individually and socially constructed meaningseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectAutoformaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectSelf-formationeng
dc.titleO Baú dos Meus Guardados: Imaginários e lembranças das primeiras vivências escolarespor
dc.title.alternativeThe Chest of My Saved: Imagination and memories of the first school experienceseng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2519656651288693por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677por
dc.description.resumoEste trabalho trata-se de uma pesquisa sobre os imaginários e as lembranças das primeiras vivências escolares e teve como objetivo geral desenvolver um estudo sobre a relevância da memória e do imaginário como potências de autoformação. O foco teórico ancora-se nos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O sujeito principal foi a própria pesquisadora, tendo como questão de investigação o seguinte: que imagens emergem dos reservatórios da minha memória dos três primeiros anos escolares? Como forma de responder a essa questão, a pesquisadora buscou no seu Baú dos Guardados, todas as imagens-lembranças e recordações das referidas vivências. Também contribuíram para a pesquisa três ex-colegas daquele tempo, que atuaram como eco-evocadores de memórias. Nesse percurso, descobriu-se que as lembranças dos três primeiros anos escolares presentificam-se como ressonâncias, cujas repercussões fazem parte do processo de autoformação da pesquisada, no âmbito pessoal e profissional. Tal constatação possibilitou um maior autoconhecimento em torno das questões humanas e formadoras, sobretudo, em se tratando da apropriação destes reservatórios como potências formadoras de alunos, principalmente no que se refere ao primeiro contato com a instituição escola. Por isso, é possível inferir que a evocação das memórias e o resgate do imaginário como reservatório dos processos iniciais de formação são de suma importância para o trajeto autoformativo do ser humano. Esta pesquisa evidencia, portanto, que a memória e o imaginário desempenham papel fundamental no autoconhecimento e constituem-se em potências de autoformação, na medida em que ajudam a problematizar as imagens autoformadoras que habitam os reservatórios do imaginário humano repleto de sentidos construídos individual e socialmentepor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Peres, Lúcia Maria Vazpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples