Da inclusão a conclusão: uma análise quantitativa da situação acadêmica de estudantes com deficiência na UFPel
Abstract
As políticas públicas de inclusão deram um grande salto nas duas últimas décadas, um dos objetivos dessas políticas tangencia tanto a educação quanto a formação profissional do público PcD. Nesse sentido, o papel da Universidade e da formação superior ganha dupla atribuição na construção de uma sociedade inclusiva. Baseada nos pressupostos bourdieusianos sobre a educação, os quais apontam as dificuldades enfrentadas por populações marginalizadas dentro de uma escolarização que
negligencia as diferenças individuais, foi construída aqui uma pesquisa quantitativa que traz dados referentes aos alunos PcD da Universidade Federal de Pelotas de 2010 a 2020. Com os dados obtidos foi realizada uma análise quanto ao atingimento da diplomação desses alunos, uma vez que as taxas de conclusão de curso do público com deficiência da UFPel são significativamente inferiores as taxas dos alunos sem deficiência. Com isso foi possível quantificar, em índices, os resultados apresentados
identificar pelo público PcD da IES, entre diversos fatores, identificou-se que as políticas de inclusão no Ensino Superior apresentaram resultados bastante positivos, no que se refere a ingresso na UFPel. Também foi possível constatar que alunos com deficiência auditiva apresentaram um índice de conclusão de curso significativamente maior do que o de outras deficiências. Além disso, os dados mostraram que alunos PcD da UFPel apresentam cerca de 56% menos chances de concluir a graduação do que alunos não deficientes. Tais fatos, entre diversos outros, levantam uma série de
questionamentos de ordem prática que foram apontados aqui.
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