Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPereira, Aline dos Santos
dc.date.accessioned2023-05-24T23:15:15Z
dc.date.available2023-05-24T23:15:15Z
dc.date.issued2022-08-21
dc.identifier.citationPEREIRA, Aline dos Santos. Da inclusão a conclusão: uma análise quantitativa da situação acadêmica de estudantes com deficiência na UFPel. 2022. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9489
dc.description.abstractPublic policies of inclusion have taken a big leap in the last two decades, one of the objectives of these policies touches both education and professional training of the PwD public. In this sense, the role of the University and higher education has a dual role in the construction of an inclusive society. Based on Bourdieusian assumptions about education, which point out the difficulties faced by marginalized populations within a schooling that neglects individual differences, a quantitative research was built here that brings data regarding PwD students at the Federal University of Pelotas from 2010 to 2020. With the data obtained, an analysis was carried out regarding the achievement of the diploma of these students, since the rates of completion of the course of the public with disabilities at UFPel are significantly lower than the rates of students without disabilities. With this, it was possible to quantify, in indexes, the results presented to identify by the public PwD of the IES, among several factors, it was identified that the inclusion policies in Higher Education presented very positive results, with regard to admission to UFPel. It was also possible to verify that students with hearing impairment had a significantly higher rate of completion of the course than that of other disabilities. In addition, the data showed that UFPel PwD students are about 56% less likely to complete graduation than non-disabled students. Such facts, among many others, raise a series of practical questions that have been pointed out here.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDisabilitypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectCollege educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleDa inclusão a conclusão: uma análise quantitativa da situação acadêmica de estudantes com deficiência na UFPelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs políticas públicas de inclusão deram um grande salto nas duas últimas décadas, um dos objetivos dessas políticas tangencia tanto a educação quanto a formação profissional do público PcD. Nesse sentido, o papel da Universidade e da formação superior ganha dupla atribuição na construção de uma sociedade inclusiva. Baseada nos pressupostos bourdieusianos sobre a educação, os quais apontam as dificuldades enfrentadas por populações marginalizadas dentro de uma escolarização que negligencia as diferenças individuais, foi construída aqui uma pesquisa quantitativa que traz dados referentes aos alunos PcD da Universidade Federal de Pelotas de 2010 a 2020. Com os dados obtidos foi realizada uma análise quanto ao atingimento da diplomação desses alunos, uma vez que as taxas de conclusão de curso do público com deficiência da UFPel são significativamente inferiores as taxas dos alunos sem deficiência. Com isso foi possível quantificar, em índices, os resultados apresentados identificar pelo público PcD da IES, entre diversos fatores, identificou-se que as políticas de inclusão no Ensino Superior apresentaram resultados bastante positivos, no que se refere a ingresso na UFPel. Também foi possível constatar que alunos com deficiência auditiva apresentaram um índice de conclusão de curso significativamente maior do que o de outras deficiências. Além disso, os dados mostraram que alunos PcD da UFPel apresentam cerca de 56% menos chances de concluir a graduação do que alunos não deficientes. Tais fatos, entre diversos outros, levantam uma série de questionamentos de ordem prática que foram apontados aqui.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rodrigo Cantu de


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem