Territórios da docência: distorção entre áreas de atuação e de formação acadêmica no ensino fundamental II na rede municipal de Canguçu-RS
Fecha
2022-08-04Autor
Alves, Camila Tatiane Silveira
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A dissertação tem como objetivo analisar a distribuição do quadro docente por escolas e a relação entre as áreas de atuação e formação nas séries finais do Ensino Fundamental na rede municipal de Canguçu/RS, nos anos de 2019 a 2021. A busca por atender a esse objetivo encontra-se estruturada na prerrogativa de que a formação inicial, compatível com a área de atuação, contribui para o bom trabalho docente e para a qualidade do ensino. Há, portanto, a intersecção dos eixos trabalho docente,
formação de professores e território. Para a viabilidade da execução do estudo adotou-se como caminho metodológico para a coleta de dados a análise de documentos, questionários e entrevistas realizadas com docentes. A análise do material foi feita a partir das categorias condições para o exercício docente, formação continuada e território. Por meio do estudo, foi demonstrado que os componentes de maior carga horária no currículo apresentam menos desvio de função e que as escolas do perímetro urbano se constituem enquanto zonas de maior concentração dos profissionais atuando com maior formação adequada. A pesquisa mostrou, ainda, que o território é um elemento central para pensarmos a distribuição de docentes e as implicâncias decorrentes dessa distribuição. Nele são expressas as negociações, conflitos e jogos de interesse para a atuação em determinada escola e em determinados componentes curriculares.
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