Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorAlves, Camila Tatiane Silveira
dc.date.accessioned2023-02-13T19:51:20Z
dc.date.available2023-02-10
dc.date.available2023-02-13T19:51:20Z
dc.date.issued2022-08-04
dc.identifier.citationALVES, Camila Tatiane Silveira. Territórios da docência: Distorção entre áreas de atuação e de formação acadêmica no Ensino Fundamental II na rede municipal de Canguçu-RS. Orientadora: Lígia Cardoso Carlos. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9083
dc.description.abstractThe dissertation aims to analyze the distribution of the teaching staff by schools and the relationship between the areas of performance and training in the final grades of Elementary School in the municipal network of Canguçu/RS, in the years 2019 to 2021. The quest to meet this The objective is structured on the prerogative that initial training compatible with the area of activity contributes to good teaching work and to the quality of teaching. There is, therefore, the intersection of the axes teaching work, teacher training and territory. For the feasibility of carrying out the study, the analysis of documents, questionnaires and interviews with professors was adopted as a methodological path for data collection. The analysis of the material was based on the categories conditions for teaching, continuing education and territory. Through the study, it was revealed that the components of greater workload in the curriculum present less deviation from function and it was portrayed that schools in the urban perimeter are constituted as the areas with the highest concentration of professionals working with greater adequate training. The research also showed that the territory is a central element for thinking about the distribution of professors and the implications arising from this distribution. It expresses the egotiations, conflicts and games of interest for the performance in a given school and in certain curricular components.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.titleTerritórios da docência: distorção entre áreas de atuação e de formação acadêmica no ensino fundamental II na rede municipal de Canguçu-RSpt_BR
dc.title.alternativeTeaching territories: distortion between areas of performance and academic training in elementary school II in the municipal network of Canguçu-RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3775800423801868pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6058487579514784pt_BR
dc.description.resumoA dissertação tem como objetivo analisar a distribuição do quadro docente por escolas e a relação entre as áreas de atuação e formação nas séries finais do Ensino Fundamental na rede municipal de Canguçu/RS, nos anos de 2019 a 2021. A busca por atender a esse objetivo encontra-se estruturada na prerrogativa de que a formação inicial, compatível com a área de atuação, contribui para o bom trabalho docente e para a qualidade do ensino. Há, portanto, a intersecção dos eixos trabalho docente, formação de professores e território. Para a viabilidade da execução do estudo adotou-se como caminho metodológico para a coleta de dados a análise de documentos, questionários e entrevistas realizadas com docentes. A análise do material foi feita a partir das categorias condições para o exercício docente, formação continuada e território. Por meio do estudo, foi demonstrado que os componentes de maior carga horária no currículo apresentam menos desvio de função e que as escolas do perímetro urbano se constituem enquanto zonas de maior concentração dos profissionais atuando com maior formação adequada. A pesquisa mostrou, ainda, que o território é um elemento central para pensarmos a distribuição de docentes e as implicâncias decorrentes dessa distribuição. Nele são expressas as negociações, conflitos e jogos de interesse para a atuação em determinada escola e em determinados componentes curriculares.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Carlos, Lígia Cardoso


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem